O circo enquanto espaço educativo construtor da cidadania – a experiência do Centro Social São José do Monte

Lais Silva, Maria Rachel Fonsêca Braga, Jéssica Waléria Silvestre

Resumo


Este trabalho se desenvolveu através de um exercício de pesquisa, realizado em 2011 no movimento Centro Social São José do Monte, organização não governamental que busca a transformação da realidade de muitos jovens que se encontram em situação de risco de exclusão social, localizado na cidade de Caruaru – PE. Estudou-se a atuação da organização em prol da valorização destes sujeitos e da transformação da realidade à qual estão compelidos a participar, conhecendo as práticas adotadas para promoção da cidadania destes jovens. Tendo por objetivo verificar as contribuições que estas oferecem à formação social dos mesmos, assim como apontar as principais percepções das pessoas que trabalham na instituição, a cerca da cidadania que a mesma pode proporcionar aos jovens que dela participam. Este artigo discute a arte-educação através de uma oficina de arte circense e a situação da juventude com relação à desigualdade social e a cidadania, principais categorias que caracterizam o espaço estudado. A fundamentação teórica traz como autores principais: Brandão (2006), Gohn (2005), Lima (2008) e Novaes (2004).


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