O circo enquanto espaço educativo construtor da cidadania – a experiência do Centro Social São José do Monte

Autores

  • Lais Silva
  • Maria Rachel Fonsêca Braga
  • Jéssica Waléria Silvestre

Resumo

Este trabalho se desenvolveu através de um exercício de pesquisa, realizado em 2011 no movimento Centro Social São José do Monte, organização não governamental que busca a transformação da realidade de muitos jovens que se encontram em situação de risco de exclusão social, localizado na cidade de Caruaru – PE. Estudou-se a atuação da organização em prol da valorização destes sujeitos e da transformação da realidade à qual estão compelidos a participar, conhecendo as práticas adotadas para promoção da cidadania destes jovens. Tendo por objetivo verificar as contribuições que estas oferecem à formação social dos mesmos, assim como apontar as principais percepções das pessoas que trabalham na instituição, a cerca da cidadania que a mesma pode proporcionar aos jovens que dela participam. Este artigo discute a arte-educação através de uma oficina de arte circense e a situação da juventude com relação à desigualdade social e a cidadania, principais categorias que caracterizam o espaço estudado. A fundamentação teórica traz como autores principais: Brandão (2006), Gohn (2005), Lima (2008) e Novaes (2004).

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Publicado

2014-10-14

Edição

Seção

Produção do Espaço: Atores, Instrumentos e Conteúdos