Práticas pedagógicas no ensino de Geografia: relato de experiências nos anos finais do ensino fundamental numa instituição de ensino privado em Taguatinga-DF

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto

Resumo


RESUMO

O objetivo do trabalho  é fazer um  relatar experiência numa instituição de ensino privado, aqui denominado Escola A, localizada em Taguatinga, Distrito Federal. A metodologia é a pesquisa-ação, pois o proponente participa das práticas estudadas e busca aperfeiçoá-las, tendo optado pela observação, registro fotográfico, leituras de livros, fichamentos, oralidade dos educandos e execução dos planos de aulas. Em 2016, utilizou-se de diversos procedimentos teóricos-metodológicos para tornar significativos os conhecimentos no ensino da geografia na instituição supracitada. Assim, trabalhou-se com projetos pedagógicos, trabalho em grupo, produção de material didático, exposição de trabalho em feira, bem como com o uso das novas tecnologias enquanto concepção teórica na perspectiva de construção de conceitos, partindo-se da realidade do educando com objetivo de uma formação humana integrada. Sendo-o fundamentado em: Vigotski, Paulo Freire, Lana  Cavalcante, Milton Santos, e Maurice Tardif, e está estruturado em Introdução, Contexto Socioeducativo, Justificativa, Metodologia, Fundamentação Teórica, Resultados e Considerações Finais.


Palavras chaves: Educação, práticas, pesquisa-ação, aprendizagem, pluralidade.


Palavras-chave


Educação, práticas, pesquisa-ação, aprendizagem, pluralidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

  

Dialnet

 

 

 

 

Revista MOVIMENTOS SOCIAIS E DINÂMICAS ESPACIAIS

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Telefone: +55 (81)2126-7372; E-mail: revistamsde@gmail.com

Recife - Pernambuco - Brasil

 

 Licença Creative Commons

 A Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais foi licenciada com uma Licença Creative Commons