Estudo ambiental da microbacia do Riacho do Mel em Gravatá – PE: processo de uso e ocupação da terra no contexto do bairro Riacho do Mel
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-8052.2017.229934Palavras-chave:
Microbacia, Diagnóstico ambiental, Impactos urbanosResumo
O presente artigo apresenta os resultados de um estudo ambiental acerca do uso e da pressão antrópica na microbacia do riacho do Mel, em face da expansão da área urbana no município de Gravatá-PE. Tendo em vista o desinteresse pelo ambiente demonstrado nas cidades de pequeno porte no Nordeste brasileiro, buscamos fazer um levantamento de aspectos geológicos, geomorfológicos, climáticos e de uso do solo, bem como destacar a visão dos moradores da área sobre o riacho. Os resultados mostram um quadro saliente da situação de degradação e consequente alteração das características da área relativa à bacia, onde a ocupação humana se adensa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.