A imagem do MST produzida pela mídia e sua influência sobre a formação discursiva dos discentes de uma Universidade Federal

Autores

  • Yuri Gomes Figueiredo UFSJ
  • Daniel Calbino Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2018.234596

Palavras-chave:

MST, Mídia, Discurso Hegemônico, Agronomia.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar a influência da mídia sobre a percepção do MST nos estudantes de um curso de engenharia Agronômica. O estudo decorreu de uma pesquisa estatística-descritiva, por meio da aplicação de questionários quantitativos. Para a análise dos dados foi utilizado o Software estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Enquanto resultados, registrou-se que o discurso midiático foi reproduzido fielmente por um grupo de estudantes, materializado na visão de que o MST existe por influências subversivas, pela própria ignorância do campesinato e por serem baderneiros. Apesar da replicabilidade do discurso hegemônico, verificou-se um número maior de estudantes que não compartilham do mesmo pensamento. Para eles a falta de terra é a causa da existência do MST e acreditam que o MST resolveria seus problemas se ocorresse uma reforma agrária. Se considerarmos que a Agronomia representa um curso estratégico no desenvolvimento do país é fundamental para a democracia e justiça social a contextualização e problematização dos diversos atores e interesses políticos envolvidos na compreensão dos movimentos sociais da atualidade.

Biografia do Autor

Yuri Gomes Figueiredo, UFSJ

Discente de Agronomia da UFSJ Campus Sete Lagoas. Bolsista de Iniciação Científica contemplado pela agência FAPEMIG.

Daniel Calbino, Universidade Federal de São João del Rei

Doutor em Administração pela UFMG. Mestre em Administração pela UFSJ. Especialista em Filosofia pela UFSJ. Graduado em Administração pela UFSJ. Atualmente é docente Adjunto I da UFSJ Campus Sete Lagoas.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Movimentos Sociais na Cidade e no Campo