A imagem do MST produzida pela mídia e sua influência sobre a formação discursiva dos discentes de uma Universidade Federal
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-8052.2018.234596Palavras-chave:
MST, Mídia, Discurso Hegemônico, Agronomia.Resumo
O presente trabalho teve por objetivo analisar a influência da mídia sobre a percepção do MST nos estudantes de um curso de engenharia Agronômica. O estudo decorreu de uma pesquisa estatística-descritiva, por meio da aplicação de questionários quantitativos. Para a análise dos dados foi utilizado o Software estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Enquanto resultados, registrou-se que o discurso midiático foi reproduzido fielmente por um grupo de estudantes, materializado na visão de que o MST existe por influências subversivas, pela própria ignorância do campesinato e por serem baderneiros. Apesar da replicabilidade do discurso hegemônico, verificou-se um número maior de estudantes que não compartilham do mesmo pensamento. Para eles a falta de terra é a causa da existência do MST e acreditam que o MST resolveria seus problemas se ocorresse uma reforma agrária. Se considerarmos que a Agronomia representa um curso estratégico no desenvolvimento do país é fundamental para a democracia e justiça social a contextualização e problematização dos diversos atores e interesses políticos envolvidos na compreensão dos movimentos sociais da atualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.