A produção capitalista do espaço urbano e o direito à cidade em Natal/RN

Autores

  • Osmar Faustino Oliveira UFPE
  • Manoel Raymundo Carvalho Neto UFPE
  • José Geraldo Pimentel Neto UFPE
  • Flavio Antonio Miranda de Saouza UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2018.237768

Palavras-chave:

Produção do Espaço, Estado, Natal/RN.

Resumo

A cidade do Natal é o principal centro de toda a movimentação financeira e de mercadorias, do Estado do Rio Grande do Norte-RN. Sendo assim, esta cidade apresenta uma complexidade de funções capazes de atender a todas as formas de necessidade da população urbana. O presente estudo objetivo descrever o processo capitalista da produção do espaço urbano, como também a questão do direito à cidade em Natal/RN. Como procedimento metodológico o trabalho se desenvolve através de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e análise de dados. Com os resultados nota-se que a construção Civil é um forte setor que emprega muita mão de obra em Natal. A quantidade de empregos formais em 2000 era de 9.282 e em 2015 sucede um aumento para 17.848 pessoas empregadas neste setor. O mercado imobiliário na capital do Rio Grande do Norte vem ganhando espaço e mercado. Houve expansão do mercado imobiliário em alguns bairros da cidade, enquanto outros estão esquecidos em detrimento de seu valor de especulação. Evidenciou-se que boa parcela da população mais carente, mora em situações precárias e sem saneamento, o que nos faz concluir que o Estado deveria rever as suas ações em favor da população, pois o direito à cidade é amplo e deve contemplar a todas as classes e não apenas para quem pode pagar.

Biografia do Autor

Osmar Faustino Oliveira, UFPE

Mestrando em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Mercado de Capitais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Economista registrado no Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte (CORECON/RN). Tem experiência na área de Economia, desenvolvimento regional, desenvolvimento territorial, desenvolvimento urbano e metropolitano e políticas públicas. Foi voluntário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade - GEPETIS. Como também foi bolsista de extensão no Laboratório de Estudos Rurais (LabRural) da UFRN. Foi estagiário na empresa Banco do Brasil S/A durante o período de 2013 á 2015 atuando na área administrativa e financeira desta empresa. Foi aluno especial do Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) da UFRN. Exerceu a função de professor de Sociologia na Escola Estadual Professora Maria Ocila Bezerril durante o ano letivo de 2016. Área de interesse lecionar na graduação como também, na pós-graduação, nas áreas de Economia, Administração, Contabilidade, Gestão Comercial, Recursos Humanos, Políticas Públicas, Ciência Política e áreas afins.

Manoel Raymundo Carvalho Neto, UFPE

Possui graduação em Administração com Habilitação em Marketing pela Escola Superior de Marketing (ESM/FAMA), Especialista (MPA) em Gestão Pública e Gerência de Cidades pela (FACINTER) e Mestre em Gestão e Economia da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, exerce o cargo de Secretário no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia do Centro de Ciências da Saúde da UFPE.

José Geraldo Pimentel Neto, UFPE

José Geraldo Pimentel Neto é bacharel (2006), licenciado (2009) em geografia, mestre em Geografia (2008) e Doutor em Desenvolvimento Urbano (2017) todos os títulos obtidos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou em dois grupos de pesquisa como pesquisador: 1) ITEP-CNPq em Inovação, Empreendedorismo e Educação Corporativa, atuando nas áreas de arranjo produtivo local e inovação & 2) no grupo de pesquisa UFPE-CNPq LATTICE - Laboratório de Tecnologias de investigação da Cidade e desde o segundo semestre de 2017 é pesquisador do grupo de pesquisa Observatório Pernambuco de Políticas Públicas e Práticas Sócio-Ambientais da UFPE atuando nas áreas dos regimes urbanos, geografia humana & organização do espaço e políticas públicas urbanas. Em 2014 iniciou um doutoramento sanduíche em Ciencias Sociales (UBA - Argentina) com especialidade para a área de desenvolvimento urbano, gestão de habitação de interesse social, arranjos institucionais, empreendedorismo urbano e políticas públicas de habitação. Trabalhou na Unidade de Geoinformação no Instituto de Tecnologia de Pernambuco - ITEP como pesquisador em geografia, tendo como função a coleta de dados secundários e análise e planejamento local-regional, foi coordenador técnico da INCUBATEP e trabalho na equipe técnica dos EIA-RIMA (sócio economia) dos Projetos-Barragens no ITEP, por fim na última fase na instituição foi subgerente de inovação tecnológica, atuando no Programa de Incubação do ITEP e no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e no Núcleo de Inteligência setorial Territorial. Em 2011 foi Professor tutor a distância no curso de Licenciatura em Geografia, em 2016 fez parte como professor do Pós-Graduação em Ensino de Geografia na Universidade de Pernambuco em Petrolina e em 2017 foi professor na UNINASSAU. Fez parte de bancas de avaliações para vários tipos de editais e concursos em diversas instituições, tais como: FACEPE, SEBRAE, ITEP, UFPE, IFPE, Desafio Brasil e Joy Street (professor-autor na área de geografia). Atualmente faz pós-doutorado junto à Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE, atuando na área do planejamento urbano-regional no grupo de pesquisa do Observatório das Metrópoles da UFPE nas linhas de pesquisa dos regimes urbanos e organização do espaço geográfico. Suas principais áreas de atuações na geografia são: geografia regional, geografia da inovação, métodos e técnicas na geografia humana, desenvolvimento em projetos de pesquisa na área de geografia humana, geografia econômica, geografia urbana e geografia da população.

Flavio Antonio Miranda de Saouza, UFPE

Professor Titular do Departamento de Expressão Gráfica e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco. Vice coordenador do Laboratório de Tecnologias de Investigação da Cidade (LATTICE/UFPE). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestrado em Desenho Urbano - Oxford Brookes University (1994) e doutorado em Planejamento Urbano - Oxford Brookes University (1998). pós-doutorado em políticas públicas na University of Texas at Austin (2002). Professor Visitante, Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies (LILLAS), University of Texas at Austin (2002). Professor Visitante, Faculdad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires (2014). Membro de Comitê Executivo desde 2002 do RC43 ? Housing and the Built Environment, International Sociological Association. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Aspectos Sociais do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, habitação urbana de interesse social, arranjos institucionais e gestão pública, desenvolvimento sustentável, e posse da terra.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Produção do Espaço: Atores, Instrumentos e Conteúdos