A cidade e o cidadão. Verificação e análise do nível de conhecimento das pessoas quanto à legislação urbanística municipal versus a realidade urbana em Garanhuns/PE.

Autores

  • Maria do Carmo de Albuquerque Braga Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2018.238959

Palavras-chave:

Discrepâncias, Participação popular, Legislação urbanística, Planejamento, Gestão Urbana.

Resumo

Observando a cidade, percebem-se discrepâncias entre a legislação urbana e a realidade, pois o cidadão a desconhece, logo, a descumpre. Esse fato talvez possa ser explicado pelo pouco interesse das pessoas acerca dessas leis, além do desinteresse dos gestores públicos em promovê-las. Assim, o trabalho objetivou verificar o nível de conhecimento das pessoas quanto à legislação urbana existente em confronto com a realidade vivida, em Garanhuns/PE, auxiliando o poder público a aperfeiçoar a participação popular no processo de planejamento e gestão urbanos, de forma melhorar a qualidade do ambiente. Para tanto, foram selecionados quatro dos doze bairros para aplicação de questionário dirigido à população local, com base nas maiores e menores discrepâncias na oferta de amenidades entre eles. Os resultados confirmaram que a legislação ainda se encontra distante da realidade e que as pessoas terminam por perder a noção do que seja ideal, acostumando-se com o que lhes é o ofertado.

Biografia do Autor

Maria do Carmo de Albuquerque Braga, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Gestão Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: gestao publica, dinamica espacial, bem público, gestão urbana e patrimônio imobiliário público. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, desempenhando suas atividades na Unidade Acadêmica de Garanhuns.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Planejamento e Gestão, Políticas Públicas e Cidadania