Lutas urbanas no Cais Mauá e na Avenida Paulista: metodologia qualitativa para compreensão de transformações no espaço público das cidades
DOI:
https://doi.org/10.46802/rmsde.v9i1.241605Palavras-chave:
Discurso, Políticas Públicas, CidadesResumo
As cidades estão em constante transformação. Mudanças que afetam direta ou indiretamente a vida de seus habitantes. Estes, cientes ou não, atuam para moldar o ambiente urbano conforme suas preferências. Assim, partindo do pressuposto que a construção da realidade metropolitana se dá através das disputas políticas entre os atores citadinos, o artigo tem o objetivo de propor um delineamento metodológico para análise de transformações urbanas com base na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, visando apontar diretrizes que possam guiar novos trabalhos, de cunho qualitativo, que busquem estudar transformações nas cidades e como estas se deram por meio de construções discursivas de grupos conflitantes. A metodologia proposta colabora para o entendimento de como uma política pública, um movimento social ou uma organização informal é capaz de modificar uma condição posta já hegemonizada. São usados dois exemplos ilustrativos, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, de como a metodologia foi aplicada para se estudar lutas políticas urbanas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.