Lutas urbanas no Cais Mauá e na Avenida Paulista: metodologia qualitativa para compreensão de transformações no espaço público das cidades

Autores

  • Sérgio Carvalho Benício de Mello Universidade Federal de Pernambuco
  • Antonio Fagner da Silva Bastos Universidade Federal de Pernambuco
  • Carlos César de Oliveira Lacerda Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.46802/rmsde.v9i1.241605

Palavras-chave:

Discurso, Políticas Públicas, Cidades

Resumo

As cidades estão em constante transformação. Mudanças que afetam direta ou indiretamente a vida de seus habitantes. Estes, cientes ou não, atuam para moldar o ambiente urbano conforme suas preferências. Assim, partindo do pressuposto que a construção da realidade metropolitana se dá através das disputas políticas entre os atores citadinos, o artigo tem o objetivo de propor um delineamento metodológico para análise de transformações urbanas com base na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, visando apontar diretrizes que possam guiar novos trabalhos, de cunho qualitativo, que busquem estudar transformações nas cidades e como estas se deram por meio de construções discursivas de grupos conflitantes. A metodologia proposta colabora para o entendimento de como uma política pública, um movimento social ou uma organização informal é capaz de modificar uma condição posta já hegemonizada. São usados dois exemplos ilustrativos, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, de como a metodologia foi aplicada para se estudar lutas políticas urbanas.

Biografia do Autor

Sérgio Carvalho Benício de Mello, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Business Studies pela University of London, Inglaterra (1999). Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco.

Antonio Fagner da Silva Bastos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE.

Carlos César de Oliveira Lacerda, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UECE.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Edição

Seção

Artigos