A educação ambiental no ensino de Geografia: uma proposta de atividade pedagógica a partir dos impactos ambientais da produção de cerâmicas vermelhas
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-8052.2019.242277Palavras-chave:
Palavras-Chaves, Didática. Impactos Ambientais. Conhecimento Geográfico. Indústria de Cerâmicas VermelhasResumo
O presente artigo visa propor um modelo de atividade didática que insira a Educação Ambiental no ensino de Geografia, a partir dos impactos ambientais causados pelas indústrias de cerâmicas vermelhas no município de Paudalho-PE. Para tanto, foi efetuado um levantamento de literatura e pesquisa documental nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Política Nacional de Educação Ambiental, bem como em escritos de especialistas nesse campo de pesquisa, a fim de entender a relação entre a Educação Ambiental e os componentes curriculares da Geografia. Em seguida, questionários fechados foram elaborados e distribuídos entre os educandos para verificar sua compreensão a respeito dos impactos ambientais provenientes das atividades industriais em apreço, juntamente com as práticas educativas desenvolvidas no âmbito escolar. Percebe-se que antes da execução da atividade os estudantes não possuíam uma compreensão sistêmica da Educação Ambiental, assim como dos problemas ambientais que afetam o município. Pôde-se depreender que as atividades pedagógicas desenvolvidas favoreceram o raciocínio geográfico dos discentes, além do apuramento da percepção dos problemas ambientais e das reflexões a respeito da relação sociedade-natureza, sendo uma importante ferramenta para efetivação da Educação Ambiental formal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.