A educação ambiental no ensino de Geografia: uma proposta de atividade pedagógica a partir dos impactos ambientais da produção de cerâmicas vermelhas

Autores

  • Antônio Hélton Vasconcelos dos Santos Universidade federal de Pernambuco
  • Valéria Sandra de Oliveira Costa UFPE
  • Marcela de Melo Soares Sales

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2019.242277

Palavras-chave:

Palavras-Chaves, Didática. Impactos Ambientais. Conhecimento Geográfico. Indústria de Cerâmicas Vermelhas

Resumo

O presente artigo visa propor um modelo de atividade didática que insira a Educação Ambiental no ensino de Geografia, a partir dos impactos ambientais causados pelas indústrias de cerâmicas vermelhas no município de Paudalho-PE. Para tanto, foi efetuado um levantamento de literatura e pesquisa documental nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Política Nacional de Educação Ambiental, bem como em escritos de especialistas nesse campo de pesquisa, a fim de entender a relação entre a Educação Ambiental e os componentes curriculares da Geografia.  Em seguida, questionários fechados foram elaborados e distribuídos entre os educandos para verificar sua compreensão a respeito dos impactos ambientais provenientes das atividades industriais em apreço, juntamente com as práticas educativas desenvolvidas no âmbito escolar. Percebe-se que antes da execução da atividade os estudantes não possuíam uma compreensão sistêmica da Educação Ambiental, assim como dos problemas ambientais que afetam o município.  Pôde-se depreender que as atividades pedagógicas desenvolvidas favoreceram o raciocínio geográfico dos discentes, além do apuramento da percepção dos problemas ambientais e das reflexões a respeito da relação sociedade-natureza, sendo uma importante ferramenta para efetivação da Educação Ambiental formal.

Biografia do Autor

Antônio Hélton Vasconcelos dos Santos, Universidade federal de Pernambuco

Licenciado em geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE, 2012), Licenciando em Pedagogia por intermédio do Centro Universitário Internacional (UNNITER), discente do curso de bacharelado em geografia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestrando do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Federal de Pernambuco (PRODEMA, UFPE), possui Especializações em: Ensino de Geografia pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA, 2014); Gestão Ambiental e Metodologias do Ensino de Geografia por meio da Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (Intervale, 2015 e 2016). Tem experiência na área de Geografia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, educação ambiental, degradação de ecossistemas, impactos ambientais e desenvolvimento com sustentabilidade. Membro Pesquisador do Grupo Movimentos Sociais e Espaço Urbano (MSEU).

Valéria Sandra de Oliveira Costa, UFPE

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), mestrado em Fitossanidade pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutorado em Fitopatologia pela UFRPE. Realizou Pós-doutorado na Embrapa Semiárido, CPATSA (2011-2014). Atualmente, faz parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais-PROFCIAMB/UFPE e realiza Pós-doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFPE/Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES (PNPD/CAPES) onde faz parte do seu corpo docente. Em Julho/2016 realizou Visita Técnica na Texas A & M University, através do Projeto de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Texas A & M University. Tem experiência nas áreas de Agronomia, Fitopatologia (Fitobacteriologia e Micologia), Produção Integrada de Frutas, Certificação e Qualidade ambiental.

Marcela de Melo Soares Sales

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestra em Políticas Públicas (2016), Bacharel em Administração (2007) e Pós-Graduada lato sensu em Gestão Pública para o Desenvolvimento Universitário (2010), todas pela UFPE. Atualmente ocupa o cargo de Administradora na UFPE.

Downloads

Publicado

2019-12-22

Edição

Seção

Artigos