Movimento de resistência socioterritorial nas terras indígenas Yanomami

Autores

  • Beatriz Maria Soares Pontes UFRN

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2019.242946

Palavras-chave:

Terra Indígena. Yanomami. Conflitos Sociais pela Posse da Terra. Iniciativas Nacionais e Internacionais em prol dos Yanomami.

Resumo

O presente estudo aborda, em primeiro lugar, o significado da Terra Indígena, como área pertencente à União e bem elucidada na Constituição Federal de 1988. Na sequência, discute-se o Povo Indígena Yanomami, esclarecendo as suas relações com a terra e a floresta, o seu modo de viver coletivo expresso nas suas moradias, o ritmo das suas atividades produtivas e, como estas são organizadas territorialmente, para após tais aspectos da vida material deste povo, refletir-se sobre o seu complexo mundo simbólico, mítico e cosmológico. Em seguida, analisa-se a luta travada pelos Yanomami para manter a sua terra e a ajuda, nesta vertente, que tiveram de organizações nacionais e internacionais. Apresenta-se, logo a seguir, os conflitos identificados nesta terra indígena, com invasões de garimpeiros, madeireiros e, fazendas que, apesar da Terra Indígena Yanomami já ter sido demarcada e homologada, prosseguem os processos invasores. Finalmente, destaca-se a permanência de conflitos que não foram, ainda, superados, bem como a extrema dificuldade da proteção das Terras Indígenas, no Brasil contemporâneo.

Biografia do Autor

Beatriz Maria Soares Pontes, UFRN

Profa. Dra. / Livre-Docente pela UNESP (2008). Profa. Titular aposentada da UFRN. Atualmente, é Professora Colaboradora do Grupo de Pesquisas Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais (UFPE) e do Grupo de Pesquisas Geopolítica e Território, do Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais (CENEGRI).  Presentemente, está envolvida com pesquisas relativas à Geopolítica do Oriente Médio e do Extremo Oriente, com particular ênfase à China. E-mail: lavbiapontes@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2019-12-22

Edição

Seção

Artigos