A relação sociedade e natureza na transformação da paisagem urbana no processo de verticalização no bairro do Hipódromo, Recife/PE
DOI:
https://doi.org/10.46802/rmsde.v9i2.244307Palavras-chave:
Ambiente, Impactos ambientais, Áreas verdes, VerticalizaçãoResumo
As transformações da paisagem urbana vêm contribuindo para uma nova conjuntura estrutural dentro do espaço urbano. O bairro do Hipódromo, localizado na cidade do Recife, inserida na Região Metropolitana do Recife - RMR, tornou-se uma Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico – Cultural (ZEPH), de acordo com a legislação de conservação desde 1979. Diante disto, o objetivo desta pesquisa, é analisar a relação sociedade e natureza na produção do espaço através da transformação no bairro do Hipódromo, contribuindo para compreender o processo de verticalização inicial através das transformações territoriais dentro desse ambiente. Neste caso, a complexidade diante do espaço e das transformações implica em uma produção social que se mercantiliza através do capital que gerencia os espaços urbanos, através dos elementos da paisagem, que predomina a desigualdade social, através da conjuntura instalada entre o ambiente e a qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.