Saberes experienciados no bairro Alto José do Pinho (Recife/PE): bem viver como alternativa ao desenvolvimento

Autores

  • Anne Gabriele Alves Guimarães ASCES/UNITA
  • Vanessa Barros Correia de Carvalho Macêdo Faculdade Damas da Instrução Cristã
  • Clarissa Marques Universidade de Pernambuco (campus Arcoverde) e Faculdade Damas da Instrução Cristã

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2021.247334

Palavras-chave:

Bem Viver, Alto José do Pinho, Alternativas ao desenvolvimento, Consumismo, Capitalismo.

Resumo

O presente artigo busca analisar a relação entre o Bem Viver enquanto alternativa ao desenvolvimento e as práticas cotidianas da comunidade Alto José do Pinho em Recife/PE a partir de uma abordagem qualitativa, com viés exploratório e descritivo. O estudo está fundamentado nos aportes fornecidos por Ibáñez (2016) e Acosta (2016). O contexto urbano, apesar da matriz colonial pautada pelo consumismo e pela produção artificial de desejos, também comporta novos modos de vida elencados como Bem Viver. A experiência da referida comunidade reflete o resgate de valores ancestrais, desmercantilizando as relações humanas e aproveitando o tempo livre. O Bem Viver, neste caso concreto, é sinônimo de descolonização, pois enaltece o sentimento de pertencimento construído a partir de estratégias populares.

Biografia do Autor

Anne Gabriele Alves Guimarães, ASCES/UNITA

Pós-graduanda em Direito Público pela ASCES/UNITA (Caruaru/PE). Advogada. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares sobre Meio Ambiente, Diversidade e Sociedade (GEPT/UPE/CNPq).

Vanessa Barros Correia de Carvalho Macêdo, Faculdade Damas da Instrução Cristã

Graduanda em Direito pela Faculdade Damas da Instrução Cristã (Recife/PE). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares sobre Meio Ambiente, Diversidade e Sociedade (GEPT/UPE/CNPq).

Clarissa Marques, Universidade de Pernambuco (campus Arcoverde) e Faculdade Damas da Instrução Cristã

Pós-Doutora na The New School of Social Research – NY. Professora da UPE Arcoverde e da Faculdade Damas da Instrução Cristã. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares sobre Meio Ambiente, Diversidade e Sociedade (GEPT/UPE/CNPq). 

Downloads

Publicado

2021-07-14

Edição

Seção

Artigos