Desafios e estratégias para o enfrentamento da pandemia da Covid 19 entre a população migrante venezuelana em Recife: Recomendações do acompanhamento psicossocial em direitos humanos.

Autores

  • Giovanna Araujo de Oliveira
  • Mona Mirella Marques Meira

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2021.248596

Palavras-chave:

Pandemia da covid 19 e direitos humanos, Migrantes, refugiados e a pandemia da covid 19, Migração venezuelana em pernambuco, Recomendações em direitos humanos.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo principal visibilizar as dificuldades e violações de direitos sofridas pela população migrante venezuelana no Recife, durante a pandemia da Covid-19, atendidas pela Caritas Brasileira Regional NE 2. Foi realizado um levantamento de documentos relacionando os temas da pandemia, direitos humanos e migrantes. Em seguida, é feito um histórico e descrição da situação da população migrante venezuelana em Recife. Pautada por perguntas norteadoras em direitos humanos é realizada uma análise documental dos relatórios de atendimento remoto da equipe psicossocial. Conclui-se pela contribuição da perspectiva em direitos humanos para a compreensão e enfrentamento da pandemia, pois as violações de direitos pré existentes é fator que vulnerabiliza a população neste contexto. Ao final a pesquisa tece refelxões e recomendações para o enfrentamento da situação.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Ensaios, Resenhas e Entrevistas