Mapa dinâmico CILITUR enquanto mapa digital interativo: uma proposta de sistematização da produção do espaço pelo turismo no litoral brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2022.253097

Palavras-chave:

Mapa digital interativo (MDI), Turismo, Cilitur

Resumo

Este artigo trata dos procedimentos metodológicos para formatação e estruturação do mapa dinâmico que é um dos resultados da pesquisa Turismo e produção do espaço: processos, conflitos e contradições, conduzida pelo grupo de pesquisa CILITUR (Cidades Litorâneas e Turismo). Para tanto, discute o potencial do mapa digital interativo como uma importante ferramenta de pesquisa que busca sistematizar a produção do espaço no litoral brasileiro a partir da disponibilidade de informações sobre os meios de hospedagem, empreendimentos turísticos imobiliários, turismo de base comunitária, urbanização turística e políticas públicas de turismo.

Biografia do Autor

Luciano Muniz Abreu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Pesquisador Associado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT) da UFRRJ. Possui doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Arquitetura pelo Programa de de Pós-graduação em Arquitetura (ProArq) da UFRJ e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ (2000). Compartilha a liderança do Grupo de Pesquisa em Rede "Cidades Litorâneas e Turismo" (CILITUR). Atualmente, participa como pesquisador no Laboratório Espaço e Política (LEP) do MDU/UFPE e como integrante/pesquisador dos grupos de pesquisa Sociedade, Espaço e Política (SOPAPO/UFPE), Paisagens Híbridas (PH) EBA/UFRJ e Eco-cidades UFRRJ. Atua ainda na Rede de Pesquisa Turismo em Tempos de Pandemia da FFLCH/USP. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, Arquitetura e Urbanismo e Turismo, direcionando os estudos e pesquisas para as questões relacionadas à urbanização, urbanização turística, políticas públicas de turismo, produção do espaço litorâneo e desenvolvimento desigual.

Cristina Pereira de Araujo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora da Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano - MDU e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre (2004) e Doutora (2011) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Atua na área de Planejamento Urbano e Regional sendo líder dos grupos de pesquisa CILITUR (Cidades Litorâneas e Turismo) e SOPAPO (Sociedade Espaço e Política), ambos sediados no LEP (Laboratório Espaço e Política), vinculado ao PPG em Desenvolvimento Urbano (MDU). Pelo SOPAPO tem direcionado as pesquisas sob a ótica da geopolítica e seu rebatimento no desenvolvimento desigual, trabalhando temas relacionados à produção e estruturação do espaço urbano, lutas de classes e conflitos socioespaciais. Sob a mesma perspectiva geopolítica, o grupo de pesquisa CILITUR trabalha as relações entre turismo, produção do espaço, políticas públicas de turismo e desenvolvimento desigual.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Edição

Seção

Dossiê CILITUR