Turismo para além das massas: o Turismo de Base Comunitária e sua repercussão no espaço litorâneo nordestino – do Maranhão à Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2022.253132

Palavras-chave:

Turismo de Base Comunitária, Litoral Nordestino, Produção do Espaço.

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de pesquisas sobre o Turismo de Base Comunitária (TBC) e sua presença e repercussão no litoral de sete dos nove estados que compõe o Nordeste brasileiro, tendo como objetivo identificar, caracterizar e mapear as iniciativas de TBC que ocorrem nos municípios litorâneos nordestinos do Maranhão a Alagoas. Como metodologia, além da pesquisa bibliográfica às temáticas relacionadas ao TBC, foi realizada uma busca às plataformas digitais e redes sociais para identificação das ações e construída uma planilha de identificação, caracterização e um mapa de localização destas. Ao término de um ano, foi possível identificar e mapear 33 casos de TBC distribuídos pelos estados, onde percebeu-se o protagonismo feminino para o desenvolvimento dessas ações e como os TBCs possibilitam uma proteção aos espaços que ocupam em contraponto a atuações destrutivas do turismo dito “de massa”.

Biografia do Autor

Ilana Kiyotani, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professora do Departamento de Turismo e Hotelaria - DTH da UFPB. Pesquisadora do Grupo CILITUR vinculada ao Laboratório de Espaço e Política (MDU/UFPE).

Marianna Magalhães, UFPB

Graduanda em Turismo no Departamento de Turismo e Hotelaria/UFPB. Pesquisadora bolsista do Projeto.

Michele Ferreira, UFPB

Graduanda em Turismo no Departamento de Turismo e Hotelaria/UFPB. Pesquisadora voluntária do Projeto.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Edição

Seção

Dossiê CILITUR