A memória do departamento de geografia da UFRN, Campus Natal-RN
atores, projetos e instrumentos para a reconstrução da história da Ciência geográfica no Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-8052.2023.260724Palavras-chave:
professores, Geografia da UFRN, geografiaResumo
O presente escrito teve como objetivo identificar os docentes que atuaram e atuam no Departamento de Geografia (DGE), Campus Natal, numa tentativa de reconstruir a história da Ciência Geográfica potiguar. A pesquisa bibliográfica e documental foi o caminho metodológico adotado, com vistas a ressaltar os diversos profissionais contribuíram para a consolidação da Geografia como um campo científico. Como resultados, identificou-se os docentes que compuseram a história do DGE, sua formação, áreas de atuação e pesquisas. Também, foi elaborado um quadro de questões que possibilitará construir uma narrativa geo-histórica da ciência geográfica no Rio Grande do Norte.
Referências
Andrade, M. C. (1977) O pensamento geográfico e a realidade brasileira. Boletim Paulista de Geografia, AGB, São Paulo, n. 54, Junho, pp. 5-28.
Araújo, M. F. (2009) Elementos para a compreensão da formação do pensamento geográfico potiguar. Elementos para a compreensão da formação do pensamento geográfico Potiguar. 2009. 361f. Monografia (Graduação em Geografia) – Departamento de Geografia, UFRN, Natal.
Claval, P. (2014) Epistemologia da geografia. Florianópolis: Ed. da UFSC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Hugo Arruda de Morais, Eugênia Maria Dantas, Michelly Tavares da Silva Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.