A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O USO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE OLINDA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O LEGAL E O REAL

Elisabeth Donisete de Gois Sena, Márcia Regina Barbosa

Resumo


Introdução: O presente artigo tem por objetivo analisar como se dá o apoio aos estudantes com deficiência, que estão matriculados na Educação de Jovens e Adultos - EJA, por meio das Salas de Recursos Multifuncionais - SRM. Nesse intento, elegemos como espaço de pesquisa duas (2) escolas do município de Olinda, nas quais trabalhamos com dois instrumentos de coleta de dados: Um questionário estruturado com questões abertas e fechadas, e a prática da observação não participante. Para essa discussão tomamos como base legal a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, no que se refere à modalidade de Educação de Jovens e Adultos, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146 de 6 julho de 2015), além de outros dispositivos legais e normativos que institucionalizam a EJA e a inclusão no contexto da educação brasileira. Igualmente, para fundamentação teórica, recorremos às contribuições de autores como Arroyo (2006) e Freire (1987).

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Referências


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FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, 17a. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)