A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: MARCOS HISTÓRICOS E ANÁLISE CRÍTICA DE SUA CONSTITUIÇÃO ENTRE 1932 E 1996

Paulo Fernando de Vasconcelos Dutra, Edilson Fernandes de Souza

Resumo


Introdução: Este projeto propõe a responder a seguinte questão: Quais os marcos da evolução histórico-ideológica dos conceitos de Educação Integral presentes na sociedade brasileira entre os anos de 1932 e 1996? O objetivo geral da pesquisa é identificar e analisar os principais momentos históricos da Educação Integral no Brasil, a partir da revisão de literatura e análise documental no período de 1930 e 1996. Para chegarmos a esse fim, iremos, especificamente, levantar e analisar o estado da arte sobre o tema, através da leitura de dissertações e teses, documentos oficiais e fontes produzidas pela sociedade civil. O recorte temporal se justifica inicialmente porque corresponde aos antecedentes das ações desenvolvidas pelos “Pioneiros da Educação”, que tornaram público, no Manifesto de 1932, a necessidade de uma renovação educacional. Na década de 1990 os debates sobre reformulação da legislação educacional ganham vulto, há um processo gradual de universalização da escola pública e o debate sobre Educação Integral ganha mais força. Em 20 de dezembro de 1996 foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96, o que corresponde ao momento final da nossa periodização. Desse modo, pretendemos aprofundar a análise do processo de materialização da oferta de educação de tempo integral ao longo desses anos, os contextos que ocorreram, de forma a evidenciar seus condicionantes e determinantes a partir de um olhar histórico-estrutural.

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Referências


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)