A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DE IMAGEM NA FORMAÇÃO LITERÁRIA DE CRIANÇAS E ADULTOS EM BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

Paula Priscila Pinheiro de Andrade, Elaine Suane Florêncio dos Santos

Resumo


O presente trabalho consiste como parte do recorte teórico e epistemológico da pesquisa que vem sendo desenvolvida no âmbito do trabalho de conclusão do curso na Universidade Federal de Pernambuco. A pesquisa surgiu a partir do interesse em compreender quais as estratégias são utilizadas pelos mediadores de leitura de bibliotecas comunitárias na utilização do livro de imagens nas mediações. Com base nessa inquietação temos como objetivo: refletir acerca da relevância do uso do livro de imagem como um instrumento de mediação nos espaços de leitura nas bibliotecas comunitárias que atendem as crianças e adultos de diversas faixas etárias. Nesta perspectiva, buscamos tratar a importância do trabalho com os livros de imagem, enquanto obras que não contém narrativas textuais, somente ilustrações, mas que explicitam e contam as histórias através da visualização e da criatividade que permeia cada narrativa visual.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BELMIRO, C. A. Livros de imagens. In: FRADE, i.c.a.s; VAL, M.C.G. e BREGUNCI, M.G.C. Glossário Ceale. Belo Horizonte: Faculdade de Educação - UFMG, 2014. GAMA, Y. SOUZA, C. & ANDRADE, M.B. Abriu-se a biblioteca... mitos, rimas, imagens, monstros, gente e bichos: literatura na escola e na comunidade - Recife: Editora universitária da UFPE, 2015. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)