A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Marivanio José da Silva, Rejane Dias da Silva

Resumo


Introdução: A problemática da prática pedagógica nas aulas de Educação Física são analisadas a todo momento em dissertações e nas mais variadas literaturas da área. Nesse sentido, compreendemos prática educativa como uma prática social e essa, encontra suas explicações na própria prática do homem, na ação criadora da prática social coletiva. Assim, a teoria das representações sociais nos ajuda a compreender o sentido/significado da prática pedagógica. Nessa perspectiva, esse estudo tem por objetivo analisar as representações sociais da prática pedagógica do professor de Educação Física no interior das escolas de Ensino em Tempo Integral.

Texto completo:

PDF

Referências


ESCOBAR, Micheli Ortega. Transformação da didática: construção da teoria pedagógica como categoria da prática pedagógica - experiência na Disciplina Escolar Educação Física. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - FE, UNICAMP, Campinas, 1997.

PARO, Vitor Henrique et al. Questões Suscitadas pela Proposta de Escola Pública de Tempo

Integral: A ESCOLA PÚBLICA DE TENPO INTEGRAL E A UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO. In: ¬¬______. Escola de Tempo Integral: DESAFIO PARA O ENSINO PÚBLICO. São Paulo: Cortez: Autores associados, 1988. p. 192-198.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro, Vozes, 2003.

VERDUM, Priscila. Prática Pedagógica: o que é? O que envolve?. Revista Educação por Escrito - PUCRS, v.4, n.1, jul. 2013. Disponível em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/viewFile/14376/970 3. Acessado em 15 de abr. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)