EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ABORDAGENS METODOLÓGICAS NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FREIRIANA

Herbert Victor dos Anjos Ribeiro, Tereza França, Henrique Kohl

Resumo


Introdução: A presente investigação científica - ibliográfica/documental tem por objetivo compreender as abordagens metodológicas da Educação Física Escolar numa perspectiva da educação freiriana. Busca compreender a Educação Física como componente curricular da Educação Básica bem como analisar a concepção de Educação enfatizada por Paulo Freire, em seguida fazer a relação de maneira concomitante as perspectiva da Educação Física Escolar a partir da Educação enfatizada por Freire, dita anteriormente, onde, busca evidenciar uma abordagem de ensino que reflita num ambiente escolar mais democrático no que diz respeito à relação educador- educando, com vistas às possiblidades de autonomia e criticidade em relação aos conteúdos da Educação Física Escolar dentro de um viés de dialogicidade no que diz respeito à prática pedagógica responsabilizada pelo professor de Educação Física na Educação Básica, pois o ato de dialogar dentro do espaço educacional favorece uma Educação mais democrática em relação aos protagonistas do processo de ensino-aprendizagem: o educador e o educando.

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Referências


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TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)