GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA A PARTIR DE UMA REALIDADE PRÁTICA: REFLEXÕES INICIAIS

Juliana Ferreira da Silva, Mariana Cosme Rodrigues, Nathali Gomes da Silva

Resumo


Introdução: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica em Gestão Educacional e Gestão Escolar e objetivou compreender como ocorre a gestão no contexto da prática escolar. Assim, a gestão democrática é considerada de grande relevância para um bom desenvolvimento da escola, principalmente, no cenário da educação atual. Como afirma Santos (2006, p. 10), “A gestão da escola, para se constituir a partir do fundamento democrático, deve ter como princípios básicos: participação e autonomia.” Metodologia: Nessa perspectiva, buscou como lócus de observação, a gestão da Escola Municipal Chico Mendes, em Jaboatão dos Guararapes, no qual foram divididos em quatro etapas metodológicas, a saber: o olhar sobre o espaço educacional, a identificação quanto as estratégias didáticas, observação e entrevistas com a gestão e alguns docentes, e, por fim, a análise de documentos como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e Atas de Reuniões do Conselho Escolar. De início, lançamos uma primeira apreciação sobre o referido espaço, sua organização física, as relações entre a escola e a comunidade, família, funcionário e alunos. Num segundo momento, buscamos identificar os mecanismos didáticos que materializam o princípio de gestão democrática no interior dessa instituição. Como terceira etapa, realizamos entrevistas com as gestoras e professores, gravadas em áudio e sucessivas observações do espaço escolar e das práticas neste ambiente. Por fim, analisamos o PPP da  escola,  como também, obtivemos acesso ao caderno com as Atas das reuniões do Conselho Escolar. 

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Referências


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SANTOS, Ana Lúcia Felix dos. Gestão Democrática da Escola: bases epistemológicas, políticas e pedagógicas. In: 29ª Reinião Anual da ANPED, 2006, CAXAMBU. Anais da 29ª Reinião Anual da ANPED, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT05-2114--Int.pdf. Acesso em: Abr./2018.


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)