O CURRÍCULO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO RACIAL

Caroline Leite Borges de Oliveira, Mikaela da Silva Vieira, Rosângela Tenório de Carvalho

Resumo


Introdução: Vivemos em uma sociedade permeada por desigualdades sociais e culturais, dentre as quais está a racial, que traz em si marcas de uma herança colonial preconceituosa e encontra-se refletida no sistema educacional brasileiro. Atualmente, a política de educação no Brasil, com vista à promoção do respeito e à alteridade, adota ações contra o racismo, como a promulgação da Lei 10.639/03 que diz respeito ao Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Essa legislação incide sobre o currículo, sendo ele o organizador do conhecimento escolar e, segundo Silva (2001, p. 27),“[...] espaço de significação, está estreitamente vinculado ao processo de formação de identidades sociais”. Esse instrumento por muitos anos, através de representações danosas, criou identidades negativas acerca dos afrodescendentes, propiciando a difusão da discriminação racial. Com o objetivo de compreendermos como as práticas curriculares abordam as questões étnico-raciais na formação dos indivíduos, desenvolvemos a seguinte pesquisa: “O currículo e a construção da identidade étnico-racial” na Escola Municipal Monsenhor Viana, localizada na cidade do Recife. Como objetivos específicos investigamos como se caracteriza o currículo no espaço escolar e como, após mais de uma década, a legislação citada é trabalhada nesse ambiente. Apesar da caminhada rumo à superação de preconceitos ainda ser longa, as reflexões revelaram que comunidade escolar está dando pequenos passos em direção à valorização e respeito à cultura afro-brasileira e africana. 

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: [s.n.],2004.

MUNANGA, Kabengele. Superando o Racismo na Escola. 2 ed. revisada. - Brasília: MEC/ SECAD- Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e diversidade, 2005.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias de Currículo. Editora Autêntica. 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)