O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES

Marcela Aquino de Souza Cavalcanti Ramos, Rejane Dias da Silva

Resumo


O presente trabalho é fruto do projeto de pesquisa desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nos últimos anos, tem crescido o desenvolvimento de pesquisas em representações sociais, mas não há quantidade significativa a cerca deste fenômeno relacionado à figura do coordenador pedagógico. Estudos recentes apontam para a situação do ritmo frenético do cotidiano escolar do coordenador pedagógico, cujas atribuições vão desde atendimentos a professores, pais e alunos, até planejamentos de ações e projetos que visem contemplar o projeto político pedagógico da escola (CAMPOS, 2012). A partir de tais situações, este projeto propõe-se a compreender o trabalho do coordenador pedagógico com base nas representações sociais dos professores dos anos iniciais no ensino fundamental, sujeitos estes que trabalham diretamente com a figura do coordenador pedagógico. Neste sentido, elencamos como categorias de análise as representações sociais e o trabalho do coordenador pedagógico. Como procedimento metodológico, adotamos a pesquisa qualitativa com aporte na teoria das Representações Sociais cujos procedimentos para coleta de dados serão questionário de associação livre e entrevista semi estruturada a partir da abordagem estrutural das representações sociais (ABRIC, 1998).

Texto completo:

PDF

Referências


ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (Orgs.). Estudos interdisciplinares em representações sociais. Goiânia: AB Editora, p.27-38, 1998.

BOGDAN, R. e BIKLEN, S.K. Qualitative Research for Education. Boston, Allyn and Bacon, inc., 1982

CAMPOS, P. R. I. e ARAGÃO, A. M. F. O CP e a formação docente: possíveis caminhos. In: PLACCO, V.M.N.S. e ALMEIDA, L. R. O Coordenador Pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

PLACCO, V. M. N.S. e SOUZA, V. L. T. O trabalho do coordenador pedagógico na visão de professores e diretores: contribuições à compreensão de sua identidade profissional. In: PLACCO, V.M.N.S. e ALMEIDA, L. R. O Coordenador Pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo: Edições Loyola, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)