PROJETO ESCOLA EM MOVIMENTO: ARTICULANDO SABERES COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS E O ESPAÇO ESCOLAR

Tiago Roberto Barbosa dos Anjos, Daiana Gomes de Oliveira, Gustavo Henrique Lira da Silva

Resumo


Introdução: Este trabalho deu-se em virtude da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica VIII - Estágio Supervisionado em Gestão Educacional da Universidade Federal de Pernambuco, sendo este pedido como co-requesito avaliativo da disciplina. O tema abordado surge em detrimento de nossas curiosidades em achar repostas para questões que surgiram desde o início de nossas formações como professores, por exemplo, as relações e articulações existentes entre a escola e os Movimentos sociais. Na contemporaneidade a escola assume um papel de bastante relevância em nossa sociedade, em boa medida é através dela que são transmitidos os atuais valores encontrados nos meios sociais, e é preciso compreendê-la para buscarmos respostas e soluções e que possamos lutar contra violação de direitos, e garantir o direito individual e coletivo de todas as pessoas que nela adentre. Desta forma desenvolvemos com os alunos da Escola de Referência em ensino médio Álvaro Lins em Nova Descoberta um projeto chamado “Escola em Movimento” com o objetivo de abordar dentro da escola as ideias, as concepções e importância dos movimentos sociais e seu valor social e educativo para a sociedade, através de palestras e oficinas destinadas para os educandos do segundo ano do ensino médio, com a temática da história e o Movimento Negro

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Miguel G. PEDAGOGIAS EM MOVIMENTO - o que temos a aprender dos Movimentos Sociais?. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, p. 28-49, Jan/Jun 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal na pedagogia social. An. 1 Congr. Intern. Pedagogia Social. Março, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e Prática. 5. ed. Goiânia, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)