RACIOCÍNIOS COMBINATÓRIO E PROBABILÍSTICO NA EJA: INVESTIGANDO RELAÇÕES

Ewellen Tenório de Lima, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

Resumo


Introdução: São apresentados os principais resultados de um estudo de dissertação que investigou as contribuições que a resolução de problemas combinatórios e probabilísticos articulados entre si pode trazer para os raciocínios combinatório e probabilístico de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tais raciocínios são constituintes do raciocínio lógico-matemático e provêm ferramentas necessárias ao entendimento de situações aleatórias, ao levantamento de possibilidades e, consequentemente, à compreensão de problemas cotidianos e escolares. De acordo com a Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1986; 1996), conceitos referentes à Combinatória e à Probabilidade estão inseridos dentro de um mesmo campo conceitual: o das estruturas multiplicativas. À luz de tal teoria, defende-se a importância de que não apenas conhecimentos acerca de conceitos de uma e outra área sejam investigados, mas que as relações entre estes conhecimentos sejam alvo de investigações da Educação Matemática, pois conceitos inseridos em um mesmo campo conceitual estão intrinsecamente relacionados entre si e o desenvolvimento do conhecimento acerca de um conceito influencia o dos outros.

Texto completo:

PDF

Referências


BRYANT, P.; NUNES, T. Children’s understanding of probability: a literature review. Nuffield Foundation, 2012.

PESSOA, C.; BORBA, R. Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de 1ª a 4ª série.In: Zetetiké: Revista de Educação Matemática, Campinas, SP, v. 17, n. 31,p. 105-150, 2009.

VERGNAUD, G. Psicologia do desenvolvimento cognitivo e didática das matemáticas Um exemplo: as estruturas aditivas. In: Análise Psicológica, v. 1, p.75-90, 1986.

VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos Conceptuais. In: BRUM, Jean, (org.) Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, p. 155-191, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)