TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA AULA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DO CAMPUS RECIFE DA UFPE

Diego Rodrigues da Silva, Juliana Rodrigues Ferreira Andrade, Kátia Maria da Cruz Ramos

Resumo


Introdução: A segunda década do século XXI está sendo marcado pela presença das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC’s) que têm influenciado reconfigurações nas relações no seio social, inclusive Berhens (2011) aponta que o crescimento e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia funcionam como marco desencadeador para que se reflita sobre o ensino oferecido pela Universidade. Um levantamento de estudos apresentados em reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), de 2010 a 2016, sinalizou que a temática das TDIC’s ainda vem sendo tratada de forma limitada na sua relação com a aula universitária. No caso, confirma o constatado por Ramos, Cordeiro e Araujo (2016) de que as TDIC’s embora façam parte do cotidiano e sejam reconhecidas como recurso didático, pouco são utilizadas na perspectiva de ensino aprendizagem. E ratifica a pertinência de caracterizar contributos do uso das TDIC’s como recurso didático no âmbito do campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Texto completo:

PDF

Referências


BEHRENS, M. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na Educação. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n.2, mai-ago/1997, p. 1-8.

RAMOS, K.; CORDEIRO, T.; ARAUJO, G. Aula universitária no contexto de tecnologias digitais da informação e da comunicação: o que dizem estudantes da UFPE. In: VALVERDE, A. (Orgs.). Renovación Rosario; LOPEZ, M. (Orgs.). Renovación pedagógica en educación superior. Múrcia: edit.um, 2016. p. 937-941.

VALA, J. A Análise de Conteúdo. In: SILVA, A.; PINTO, J. A. (Orgs.). Metodologia das Ciências Sociais. 3. ed. Porto: Edições Afrontamentos, 1989. p. 101-128.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)