PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A CONSTRUÇÃO DE NOVAS SENSIBILIDADES: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Jéssica Ribeiro de Oliveira, José Paulo Gomes Teixeira

Resumo


Este trabalho teve como foco apresentar os resultados, registros e documentações alusivos ao estágio curricular no Ensino Fundamental B, realizado no curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no primeiro semestre de 2018, correspondente às disciplinas Pesquisa e Prática Pedagógica 5 e 7 (PPP 5 e 7) – que tratam da interdisciplinaridade de Ciências, Matemática e Geografia e Educação de Jovens e Adultos (EJA) respectivamente. As regências foram realizadas numa turma da EJA modulada da Escola Municipal Balbina Menelau no turno noturno, escolhida por ofertar uma única turma desta modalidade, estar localizada próxima a UFPE e já termos realizado um outro estudo na mesma escola e turma. A experiência de estágio nesta modalidade reverberou em nossa formação docente/humana de forma significativa, nos possibilitando refletir sobre a exiguidade de atenção para tal modalidade, bem como a construção de novas sensibilidades ao sermos confrontados por nossas limitações no que tange as expectativas em relação às potencialidades dos educandos. 

Texto completo:

PDF

Referências


BENEVIDES, Fernanda Borges Neto; VLACH, Vânia Rúbia Farias. O ensino de Geografia em classes de EJA: um diagnóstico. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. São Paulo. 2005. Disponível em: < http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal10/Ensenanzadelageografia/Investigacionydesarrolloeducativo/04.pdf > Acesso em: 05 de junho de 2018 ás 12h.

CIAMPI, Helenice. Os Desafios Da História Local. In: Ensino de história: sujeitos' saberes e práticas /Ana Maria FC Monteiro, Arlette Medeiros Gasparello, Marcelo de Souza Magalhães: organizadores. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007' Trabalhos apresentados no V Encontro Nacional Perspectiva de Ensino de História, Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas' realizado no Rio de Janeiro. De 26 a 29 de julho de 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 216 p.

FURINI, Dóris Regina Marroni. Et All. Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, Espaços e Múltiplos Saberes. In: LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes (org.). Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade. Florianópolis. Universidade Federal de Santa Catarina. 2011.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O Ensino De História Local E Os Desafios Da Formação Da Consciência Histórica. In: Ensino de história: sujeitos' saberes e práticas /Ana Maria FC Monteiro, Arlette Medeiros Gasparello, Marcelo de Souza Magalhães: organizadores. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007. Trabalhos apresentados no V Encontro Nacional Perspectiva de Ensino de História, Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas' realizado no Rio de Janeiro. De 26 a 29 de julho de 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)