RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA: A EMANCIPAÇÃO DO(A) ALUNO(A) COM PRÁTICAS DO FUTSAL COMO CONTEÚDO PEDAGÓGICO

Camila Sieber Padilla Adrião, Tereza Luiza de França, Luana Freire Soares, Gerlane Alves Rocha

Resumo


A escola tem um papel fundamental na educação dos alunos, o seu conjunto de disciplinas são responsáveis em sistematizar e socializar o conhecimento assegurando princípios da democracia. A Educação Física, tem papel fundamental nesse processo educativo. Em um dos seus conteúdos, o jogo, destacamos o futsal como fundamental para abordar diferentes temáticas incluindo-se o trato com as questões de gênero. Com estratégias crítico-participativas, de uma forma a não reproduzir o caráter sexista constantemente presente em nossa cultura social, esta temática tem contribuído significativamente com o processo de educação, sendo possível motivar a formação de alunos como cidadãos(ãs) com senso crítico, como protagonistas na sociedade e comprometidos com o respeito as diferenças com ênfase na igualdade de direitos entre os gêneros (Dantas, Morais, Coelho, 2009/2010). A Educação Física como componente obrigatório curricular da escola, é uma disciplina fundamental na educação da criança e do jovem (BNCC, 2018). O estudo tem como objetivo analisar, as expressões e a percepção dos(as) alunos(as) sobre as relações de gênero nas aulas de Educação Física com conteúdo jogo com a temática futsal. Neste contexto, reconhecemos que é de suma importância estudar a relação da relevância da prática do futsal como processo de formação do aluno(a)/cidadão(ã) e às relações de gênero entre crianças em aulas de Educação Física

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Referências


ALTMANN, Helena. Educação física escolar: relações de gênero em jogo. Cortez Editora, 2015.

DANTAS, Alesandre Saraiva; MORAIS, Maria do Socorro Feitosa de; COELHO, Maria Graças Pinto. As relações de gênero no cotidiano da escola: o ponto de vista dos discentes da licenciatura em pedagogia da universidade do estado do Rio Grande do Norte. In: Revista Temas em Educação, p. 151-163, 2014.

FRANÇA, Tereza Luiza de. Educação para a igualdade na perspectiva de políticas públicas de questões étnico-raciais, gênero e esporte. In: 5º Seminário dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher. Recife: PCR, 2019

SANTANA, Wilton C.; DOS REIS, Heloísa HB de. Futsal feminino: perfil e implicações pedagógicas.In: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 11, n. 4, p. 45-50, 2008.


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)