Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Estudos de Sociologia é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Desde 1995 vem se constituindo referência de qualidade editorial nacional no campo da Sociologia, e ao longo de seus 17 anos de existência já publicou mais de 300 artigos. Tem como princípio de sua política editorial a divulgação de trabalhos de excelência em seu campo de conhecimento. Entre os autores destacados, podemos citar: Thomas Leithäuser (Universidade de Bremen), Scott Lash (Goldsmith Colledge), Allain Caillé (Universidade de Paris X); Bernard Lahire (Universidade de Lyon), Phillip MacNaghten (Universidade de Durham), Robert Brym (Universidade de Toronto), William Outhwaite (University of Sussex), Fréderic Vandenberghe (IUPERJ), Enzo de Nuoscio (Università del Molise), Alessandro Bonanno (Universidade); Gabriel Restrepo (Universidade Nacional de Colombia); Adrian Scribano (CONICET-Argentina); Julio Mejia Navarrete (Universidade de San Marcos); Alberto Bialakowsky (Universidade de Buenos Aires);  Roberto Mota; José Maurício Domingues (IUPERJ).

Alternando números temáticos de grande relevância, tais como, “sociologia do futebol”, “sociologia da técnica”, “estudos africanos”, e números livres, a Estudos de Sociologia tem sua qualidade preservada por processo de avaliação realizado por pareceristas ad hoc de reconhecida importância no campo da Sociologia. Em seu corpo editorial, conta com nomes de destaque, tais como, Archibald Haller (Universidade de Wisconsin-Madison, EUA); Colin Lewis (London School of Economics, Reino Unido); Eugène Enriquez (Universidade de Paris VII, França); José Maurício Domingues (IUPERJ); Klaus Eichner (Universidade de Hamburgo, Alemanha); Maria D´Alva Kinzo (USP); entre outros.

Em seus primeiros números a Estudos de Sociologia publicava em torno de cinco artigos e uma resenha. Hoje publica entre dez a quinze artigos, além de uma média de duas resenhas por número. Nos últimos números teve a participação de vários autores internacionais e com a programação de mais dois números temáticos nas áreas de Sociologia do Futebol e Metodologia da Pesquisa Qualitativa com participações de autores internacionais e nacionais que se destacam na discussão mais recente das áreas mencionadas.

A Estudos de Sociologia cresceu em volume e preservou a qualidade de suas publicações. Apresentando hoje uma avaliação B2 no Qualis CAPES, tem tomado as devidas providências para compatibilizar essa avaliação com o real mérito da revista. Para isso, iniciou o processo de indexação e já está incluída na base de dados do Latindex, pleiteando também a inserção em outras bases de dados, com ações voltadas para em breve alcançar avaliação A no Qualis CAPES.

 

Políticas de Seção

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

##section.default.policy##

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...