APRESENTAÇÃO


O debate sobre a Sociologia da Educação  vem sendo retomado mediante a realização de balanços da produção atual ou de estudos temas tradicionais da área como  desigualdade, socialização, relação entre Estado e educação, e questões mais recentes tais que diferenças, dinâmica da educação básica e aspectos sociais, institucionais e políticos da educação superior e ensino da Sociologia.


Alguns periódicos nacionais têm  construído dossiês a respeito dessa temática e a Revista Estudos de Sociologia, em conjunto com o Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade da UFPE, se insere nesse debate enfeixando, nesta edição, um conjunto de trabalhos sobre o assunto, intitulado -  Tônicas da relação educação e sociedade no debate sociológico contemporâneo.


Ilustrando a discussão sobre uma eventual divisão de trabalho entre as áreas de Educação e de Sociologia no tratamento das questões ligadas à educação, os textos aqui publicados foram produzidos por sociólogas com inserção acadêmica na área da Sociologia ou na área da Educação, quase todas com exercício em universidades públicas, com exceção de uma, que desenvolve atividades profissionais em instituição de pesquisa.


À semelhança de outros estudos realizados, os trabalhos aqui reunidos são fundados em pesquisas recentes e trazem para debate aspectos relacionados à instância universitária e à educação básica. A dinâmica universitária é examinada sob o ângulo da situação da pesquisa sobre Educação na pós-graduação brasileira no decorrer da década de 2000, da tematização sobre universidades populares, da representação social do poder profissional entre o professorado das licenciaturas, do exame de projetos políticos pedagógicos de cursos de Ciências Sociais e da trajetória universitária de estudantes de curso de Pedagogia, com ênfase nas dimensões sociais e culturais.


A educação básica é abordada sob três aspectos: dimensão da profissionalização do docente deste nível de ensino; relação entre gestão escolar e resultados educacionais e entre família e escola.


A interlocução com autores de referência caracteriza todos os textos e os temas escolhidos para estudo indicam a preocupação recorrente nos estudos sociológicos desenvolvidos no Brasil com a democratização da educação e com a superação das desigualdades sociais.


Rosane Alencar

Silke Weber

Editoras

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




@ 2012 - PPGS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE.

ISSN Impresso 1415-000X

ISSN Eletrônico 2317-5427