Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Informação Contábil (RIC), criada em fevereiro de 2007, é um periódico que tem como base o Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFPE e constitui-se como um dos veículos de divulgação do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UFPE e de outros programas congêneres do país e do exterior.

Este periódico é dirigido à comunidade científica: professores, estudantes, pós-graduandos e profissionais da área de Contabilidade e áreas correlatas (Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação, dentre outras). O objetivo é que a RIC se constitua num veículo para a divulgação da pesquisa e da prática contábil, inclusive estudos de casos, ampliando e promovendo o debate sobre a Contabilidade.

A RIC é uma publicação trimestral, destinada a divulgar artigos inéditos relacionados à área de Contabilidade e trabalhos de áreas correlatas. Os artigos encaminhados à Revista devem apresentar conteúdo original, podendo ser artigos publicados em congressos, desde que considerados relevantes pelo Comitê Executivo e aprovados pelos avaliadores (referees) da Revista.

 

Políticas de Seção

Artigos

Editores
  • Luiz Miranda
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

As seguintes políticas orientarão as ações da Revista e os artigos publicados pela mesma:

a) Acesso Livre à Informação Científica:

A Política Editorial da Revista é a do acesso livre e gratuito na disseminação, recuperação da informação e visibilidade científica. Para tanto, todos os artigos  publicados podem ser baixados integralmente e gratuitamente, sendo que não é cobrada do autor a publicação do artigo. Todos os textos apresentam título, resumo na lígua original e/ou resumo em inglês (abstract), palavras-chave em português e em inglês.
 
b) Política de Privacidade da RIC:

Durante a avaliação será utilizado o sistema de avaliação sem identificação dos autores e dos avaliadores (double blind review). Os artigos submetidos serão cadastrados pelo Editor, que criará os procedimentos para garantir a não identificação dos artigos. Na fase da avaliação, o acesso aos artigos só será permitido a pessoas autorizadas pelo Editor.

c) Indexação:

A revista é indexada pelo Latindex, Ebsco, Proquest, base Seer e BASE.

d) Direitos Autorais (Copyright):

Artigos aprovados para publicação passam a ser  propriedade da RIC, ficando sua reprodução, total ou parcial, sujeita à autorização dos editores. Permite-se a citação de partes dos trabalhos publicados, sem autorização prévia, desde que citada a fonte. Os artigos publicados pela RIC são de responsabilidade  exclusiva do(s) autor(es), observando a legislação brasileira referente aos direitos autorais. A responsabilidade da revista restringe-se à avaliação e publicação dos artigos aprovados pelos avaliadores.

e)  Restrições à Endogenia:

Objetivando constituir-se num foro democrático e plural para a divulgação da produção científica brasileira, na área contábil, a RIC terá como política limitar a 30% dos artigos publicados num ano, o número máximo de artigos publicados por membros de um mesmo programa de pós-graduação em ciências contábeis ou áreas correlatas. Também haverá limite (a critério do conselho editorial) para a participação de um mesmo autor no total de artigos publicados ao ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Estrutura Organizacional

Definição da estrutura organizacional das pessoas que desenvolvem as atividades da RIC:

CONSELHO EDITORIAL:

Define a linha editorial, critérios de avaliação, plano de ação, lançamento de edições especiais e temas, bem como outros assuntos que se refiram às características gerais da revista. É responsável pela orientação editorial da publicação, manifestando-se periodicamente sobre questões de formato, conteúdo, diretrizes e periodicidade da revista. É composto por, pelo menos, um professor membro  de cada um dos programas de pós-graduação "Stricto Sensu" em contabilidade e controladoria do Brasil (veja a composição do Conselho Editorial).

COMITÊ EXECUTIVO:

Executa as ações definidas pelo Conselho Editorial. Reúne-se periodicamente para analisar os pareceres dos referees, definir os artigos a serem publicados nas próximas edições e analisar os relatórios do Editor. Como a avaliação da revista é em função da qualificação dos membros que compõem seus órgãos diretivos, este comitê é composto pelos professores que atuam no Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Ciências Contábeis e Atuariais da UFPE, além dos demais professores doutores do departamento de Ciências Contábeis da UFPE (veja a composição do Comitê).

EDITOR:

Coordena o Comitê Executivo e o representa junto ao Conselho Editorial. Recebe os artigos encaminhados à revista, indica membros do Comitê Executivo para fazer uma primeira leitura, e avaliar a adequação quanto à linha editorial, e encaminha os artigos aprovados nessa primeira instância para os avaliadores dos artigos (referees). Representa a revista junto à UFPE e demais instituições.

EDITOR DE WEB:

Executa as ações necessárias para criar e manter atualizado o meio eletrônico que divulga a revista, e os instrumentos para comunicação entre os membros dos vários órgãos da revista e destes para com o público externo.

GERENTE:

Organiza os artigos recebidos para a avaliação e os remete aos referees determinados pelo Editor. Monitora o andamento das avaliações e prepara as edições da revista a partir dos artigos aceitos para publicação.


AVALIADORES:

A RIC conta com um corpo de referees, que tem a atribuição de avaliarem os artigos recebidos; é formado pelos docentes do Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Ciências Contábeis da UFPE e de outros programas de pós-graduação em Ciências Contábeis e áreas afins, do Brasil e do Exterior, indicados pelo Comitê Executivo e aprovados pelo Conselho Editorial.

 

Indexadores

A RIC é indexada nos seguintes indexadores: Google Acadêmico; Periódicos CAPES; LATINDEX, EBSCO e BASE.