USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Karen Melissa Rodrigues Martins, Paola Christina Mas Lima, Luiz Miguel Renda dos Santos, Edicreia Andrade dos Santos

Resumo


Este estudo teve como escopo investigar quais os efeitos das influências atitudinais e das normas subjetivas na intenção dos professores de Ciências Contábeis das instituições federais de ensino brasileiras em usar recursos de tecnologia da informação e comunicação (TICs) como apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Para isso aplicou-se um questionário para 112 professores no período de outubro e novembro de 2019. Para o tratamento dos dados e das hipóteses formuladas utilizou-se da técnica de modelagem de equações estruturais (structured equation modeling) valendo-se do software SmartPLS. Os resultados obtidos evidenciaram que a atitude voltada para o uso das TICs influencia positivamente a intenção de uso dos professores nas universidades; no entanto as normas subjetivas não influenciam a intenção de uso e a utilidade percebida dos professores pesquisados em relação ao uso das TICs de forma estatisticamente significante.


Palavras-chave


Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Professores, alunos, ensino, Ciências Contábeis.

Texto completo:

PDF

Referências


AJZEN, I.; FISHBEIN, M. Understanding attitudes and predicting social behavior. Englewood Cliffs, Prentice-Hall, 278, 1980.

AJZEN, I. Nature and operation of attitudes. Annual Revue Psychology, 52, 27-58, 2001.

ARNOLD, V. The changing technological environment and the future of behavioral research in accounting. Accounting & Finance, v. 58, n. 2, p. 315-339, 2018.

BERTE, B., MAIMON, A., WEST, M. Student Response System, Audience Response System. Socrative, 2010.

BUSCH, T. Attitudes towards management by objectives: An empirical investigation of self-efficacy and goal commitment. Scandinavian journal of management, v. 14, n. 3, p. 289-299, 1998.

DAVIS, F. D. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS quarterly, p. 319-340, 1989.

DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R. P.; WARSHAW, P.R. User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Management science, v. 35, n. 8, p. 982-1003, 1989.

DWIVEDI, Y. K. et al. Re-examining the unified theory of acceptance and use of technology (UTAUT): Towards a revised theoretical model. Information Systems Frontiers, v. 21, n. 3, p. 719-734, 2019.

FISHBEIN, M.; AJZEN, I. Belief, attitude, intention, and behavior: An introduction to theory and research. 1977.

FORNELL, C.; LARCKER, D.F. Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of marketing research, v. 18, n. 1, p. 39-50, 1981.

FREITAS, A. A implementação do e-learning nas escolas de gestão: um modelo integrado para o processo de alinhamento ambiental. Rio de Janeiro, RJ. Tese de Doutorado em Administração de Empresas. PUC-Rio, 330 p., 2009.

HAIR JR. J. F.; BLACK, W. C, BABIN, B.; ANDERSON, R. E.; TATHAN, R. L. Análise multivariada de dados. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HAIR, J. F. JR, HULT, G. T. M., RINGLE, C., SARSTEDT, M. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). USA: Sage Publications, 2006.

HUERTAS, A. Teaching and learning logic in a virtual learning environment. Logic Journal of the IGPL, v. 15, n. 4, p. 321-331, 2007.

JUANG, Y.-R.; LIU, T.-C.; CHAN, T.-W. Computer-supported teacher development of pedagogical content knowledge through developing school-based curriculum. Journal of Educational Technology & Society, v. 11, n. 2, p. 149-170, 2008.

KHIRWADKAR, A. Integration of ICT in education: pedagogical issues. 2007. Retrieved from http://www.journal.au.edu/edu_journal/jan2007/ article06_vol1no1.pdf. Acesso em 30 de nov. de 2019.

LUSHER, A.; HUBER, M. M.; VALENCIA, J. M. Empirical evidence regarding the relationship between the computerized classroom and student performance in introductory accounting. The Accounting Educators' Journal, v. 22, 2012.

MAIA, M. C.; MEIRELLES, F. S. Educação a distância: o caso Open University. RAE eletrônica, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2002.

MASETTO, M. T. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas (SP): Papirus, p. 83-102, 2001.

MIRANDA, G. J.; SANTOS, L. D. A. A.; CASA NOVA, S. P. C; CORNACHIONE JR, E. B. A pesquisa em educação contábil: produção científica e preferências de doutores no período de 2005 a 2009. Revista Contabilidade & Finanças, v. 24, n. 61, p. 75-88, 2013.

VAN RAAIJ, E. M.; SCHEPERS, J. JL. The acceptance and use of a virtual learning environment in China. Computers & Education, v. 50, n. 3, p. 838-852, 2008.

TACHIZAWA, T.; ANDRADE, R. O. B. Tecnologias da informação aplicadas às instituições de ensino e às universidades corporativas. Atlas, 2003.

TEO, T. Factors influencing teachers’ intention to use technology: Model development and test. Computers & Education, v. 57, n. 4, p. 2432-2440, 2011.

VENKATESH, V.; MORRIS, M. G.; DAVIS, G. B.; DAVIS, F. D. User acceptance of information technology: Toward a unified view. MIS quarterly, p. 425-478, 2003.

WILLIAMS, M. D.; RANA, N. P.; DWIVEDI, Y. K. The unified theory of acceptance and use of technology (UTAUT): a literature review. Journal of enterprise information management, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34629/ric.v14i0.e-020005

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

-----------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

BASE Logo