Comportamento Financeiro do Consumidor: Educação financeira de alunos de ensino médio em escolas públicas e privadas

Autores

  • Bruna Gerlany de Souza Nascimento UFPE
  • José Cícero de Castro UFPE
  • Marconi Freitas da Costa UFPE
  • Francisco Ricardo Bezerra Fonsêca UFPE

Resumo

As novas demandas de consumo tornaram o dinheiro fator essencial para atendimento das necessidades humanas. Assim, o comportamento consumista trouxe uma visão de que gastar para suprir um desejo é sinônimo de bem-estar e prestígio social. Mas as pessoas têm empregado seus rendimentos na realização de sonhos sem um planejamento financeiro prévio. Esse estudo almeja apresentar o perfil comportamental dos entrevistados na tomada de decisões financeiras. Quanto às justificativas, apontase o elevado nível do endividamento familiar, o interesse governamental para formação de cidadãos com mais consciência financeira com a criação do Projeto Nacional de Educação Financeira e a Base Nacional Comum Curricular – BNC. Para tanto, foi realizado um survey, aplicando um questionário a uma amostra de 275 alunos, cursando o terceiro ano do ensino  médio  em escolas públicas e particulars em uma cidade do interior de Pernambuco. Foi feita uma análise de abordagem qualitativa e quantitativa. Partindo desse pressuposto, os resultados encontrados mostram que a educação financeira é considerada de grande relevância para os entrevistados.

Biografia do Autor

Bruna Gerlany de Souza Nascimento, UFPE

Graduação em Administração pela UFPE, Caruaru

José Cícero de Castro, UFPE

Professor Assistente da UFPE, Caruaru

Marconi Freitas da Costa, UFPE

Professor Adjunto da UFPE, Caruaru. Doutor em Administração pela FEA/USP

Francisco Ricardo Bezerra Fonsêca, UFPE

Professor Assistente da UFPE, Caruaru. Doutorando em Administração pelo PROPAD/UFPE

Referências

AEF-BRASIL. Educação financeira nas escolas. 2015. Disponível em: <http://www.aefbrasil.org.br/index.php/educacaofinanceira> Acesso em: 01.12.2015.

Andrade, M. M. (2007). Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 8. ed. São Paulo: Atlas.

BACEN. BANCO CENTRAL DO BRASIL. Banco Central do Brasil: fique por dentro / Banco Central do Brasil. - 4. ed.- Brasília : BCB, 2008. 36 p.: il. Programa de Educação Financeira do Banco Central (PEF-BC). 1. Bancos – Livro didático. I. Título.

BACEN. BANCO CENTRAL DO BRASIL. Caderno de educação financeira – gestão de finanças pessoais. Brasília: BCB, 2013.

Bradley, J. (1993). Methodological issues and practices in qualitative research. Library Quarterly, 63(4), 431-449.

Bussab, W. O. Estatística básica. 5ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2002.

Gil, A. C. Técnicas de pesquisa em economia e elaboração de monografias. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Hofmann, R. M. & Moro, M. L. F. (2012). Educação matemática e educação financeira: perspectivas para a ENEF. Revista de Educação Matemática – Zetetike. 20(38), 37-54.

Keynes, J. M. (1982). A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. 1a ed. São Paulo: Atlas.

Kiyosaki, R. T. & Lechter, S (1998). Filho rico, filho vencedor: Como preparar seu filho para ganhar dinheiro. Rio de Janeiro: Elsevier.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Artigos