A Escolha pelo Curso e o Nível de Satisfação Discente: Evidências empíricas a partir de estudantes de Administração

Chasnor Bruno dos Santos Torres, Jose Lindenberg Julião Xavier Filho

Resumo


Pesquisas anteriores, tais como Bardagi, Lassance, Paradiso (2003), apresentam evidências de que a identificação com o curso é um importante motivo para a satisfação do discente, indicando ainda que a escolha pelo curso pode influenciar o nível de satisfação. Sendo assim, e tendo esta evidência como hipótese, esta pesquisa procura compreender se os estudantes que escolheram o curso de administração como primeira opção têm nível de satisfação superior àqueles que não escolheram. A satisfação foi baseada nos 3 grupos definidos por Mainardes e Domingues (2008), com aplicação de questionário a 147 discentes da UFPE/CAA matriculados no curso de Administração. Os resultados indicam que não existem evidências empíricas suficientes para confirmar a hipótese de que os estudantes que escolheram o curso de Administração como primeira opção tem nível de satisfação superior aos que não escolheram, problematizando o fato de que a escolha parece não se vincular ao nível de satisfação. 


Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, E. W.; FORNELL, C.; LEHMANN, D. R. Customer satisfaction, market share, and profitability: findings from Swedwn. Journal of Marketing, Chicago, IL, v.58, n.3, p.53- 66, 1994. Disponível em: . Acesso em: 28 de março de 2017.

BARDAGI, M. P.; LASSANCE, M. C. P.; PARADISO A. C. Trajetória acadêmica e satisfação com a escolha profissional de universitários em meio de curso. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 4, 153-166. 2003.

BARDAGI, M. P.; LASSANCE, M. C. P.; PARADISO A. C.; MENEZES, I. A. Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: Percepções de estudantes formados. Psicologia Escolar e Educacional, 2006 Jun;10(1). 69-82.

CAMARGOS, M.A.; GODINHO, L.A.; CAMARGOS, M.C.S; DOS SANTOS, F.S.; RODRIGUES, P.J. Motivos da escolha, percepções e perspectivas de alunos do curso de Administração de IES privadas de Minhas Gerais. e-Civitas, v.1, n.1. 2008.

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Dísponível em: , acesso em 07 out. 2016.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (CES). Resolução nº de 13 de Julho de 2005. Institui as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Administração, bacharelado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de Jul. 2005.

DIOGO, M. F.; RAYMUNDO, L. S.; WILHELM F. A.; ANDRADE, S. P. C.; LORENZO, F. M.; ROST, F. T.; BARDAGI, M. P. Percepções de coordenadores de curso superior sobre evasão, reprovações e estratégias preventivas. Avaliação. Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, p. 125-151, mar. 2016.

GABRIEL, M. L. D. Métodos quantitativos em ciências sociais: Sugestões para elaboração do relatório de pesquisa. Desenvolvimento em Questão, v. 12, n. 28, p. 348-369, out./dez., 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIROLETTI, D. Administração no Brasil: potencialidades, problemas e perspectivas. RAE -Revista de Administração de Empresas. Vol. 45. Edição Especial Minas Gerais. 2005.

HELENA, L. A. Satisfação do Aluno: Satisfação do Aluno, enquanto cliente, nas Instituições de Ensino Superior (IES). In: Congresso ENANGRAD, 12, São Paulo, 2001.

JÚNIOR, P. R. K.; MELLO, S. P. T.; DINIZ, R. M.; SANTOS, E. G.; NEUENFELDT, C. S.; BARBOSA, L. P. Pesquisando Causas e Possíveis Soluções Para a Problemática da Evasão em um Curso de Administração numa Universidade Pública no Sul do Brasil. II Congresso Internacional IGLU (IX colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul), Florianópolis, Santa Catarina, 2011.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LARSON, R.; FARBER, B. Estatística aplicada. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Revista e ampliada – Goiânia: MF Livros, 2008.

MAGALHÃES, M. REDIVO, A. Re-opção de curso e maturidade vocacional. Revista da ABOP, 2(2), 7-28, 1998.

MAINARDES, E. W.; ALVES, H.; DOMINGUES, J. M. Cursos de administração em instituições privadas de ensino superior: estudo sobre os fatores de atração de estudantes em Joinville, SC. RGO Revista Gestão Organizacional, 4(1), 49-59, 2011.

MAINARDES, E. W.; DOMINGUES, J. M. Satisfação de alunos formandos em Administração de Joinville/SC com o seu Curso: Estudo multicaso em Instituições de Ensino Superior Privadas. Revista Gestão e Planeamento, Vol.10, n.º 2, pp. 281-299, 2009.

MAINARDES, E. W.; DOMINGUES, J. M. Satisfação em serviços educacionais: estudo multicaso na graduação em administração em instituições de ensino superior de Joinville, SC. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 32, 2008.

MARQUES, S. C.; PESREIRA, D, A. B.; ALVES, N. J. Identificação dos principais fatores relacionados à infraestrutura universitária: uma análise em uma IES pública. Revistas Sociais e Humanas, 23(1), 91-103, 2010.

NAVARRO, M. M.; IGLESIAS, M. P.; TORRES, P. R. A new management element for universities: satisfaction with the offered courses. International Journal of Educational Management, v. 19, n. 6, p. 505-526, 2005.

ROLIM, R. C.; OLIVEIRA, M. D.; SILVA, T. B.; MESQUITA, M. A. B. Satisfação com o Curso de Graduação: Um Estudo junto aos Estudantes de Administração da Universidade Federal de Lavras. ENCONTRO DA ANPAD, XXX, 2007. Anais... Rio de Janeiro: 22 a 26 de setembro de 2007.

SANTOS, Maria L. da C.; SÁ, Ilca P. de. Perfil do estudante do UNIPÊ. Estudos Avançados em Administração. João Pessoa: v.9, n.1, p.109-134, 2001.

SCHLEICH, A. L.; POLYDORO, S. A. J.; SANTOS, A. A. A. Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. Avaliação Psicológica, vol. 5, n. 1, p.11-20, jun. 2006.

SILVA, W. R.; MACHADO, M. A. V. Motivos que Levam os Alunos a Cursar Graduação em Administração: Um Estudo nas Instituições Públicas e Privadas do Estado da Paraíba. In: Encontro da ANPAD, 30, 2006, Bahia. Anais...30º Encontro da ANPAD. Bahia, 2006. 1 CD-ROM.

SILVA, Walmir R. da; BRANDÃO JUNIOR, Roberto D.; SOUTO, Jackson V.; SILVA JUNIOR, Nelson A. da. Escolha do curso de administração: uma análise comparativa entre uma instituição pública e uma instituição privada. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2005, Brasília, 2005.

SOUZA, A. S.; REINERT, J. N. Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 15, n. 1, p. 159-176, 2010.

SOUZA, S. A.; ALVES, F. M. S.; BUSS, R. N. Satisfação dos Estudantes dos Cursos de Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. In: XXXII Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração, 2008, Rio de Janeiro. CD dos Anais do XXXII ENANPAD, 2008.

STALLIVIERI, L. O sistema de ensino superior do Brasil: características, tendências e perspectivas. Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS. 2006.

STEVENSON, W. J. Estatística aplicada à administração. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1981.

TOMIO, J. L.; DE SOUZA, M. J. B. Satisfação dos alunos de administração com ocurso e sua relação com a imagem da IES. Revista de Negócios, v. 13, n. 2, p. 105-121, abr-jun, 2008.

WALTER, S. A.; TONTINI, G.; DOMINGUES, M. J. C. S. Identificando oportunidades de melhoria em um curso superior através da análise da satisfação dos alunos. ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2005, Brasília. Anais... Brasília, XXIX ENANPAD, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.