O Consultor em Marketing Digital na Perspectiva de Consultores e Empresários

Autores

  • João Henriques de Sousa Júnior Universidade Federal de Santa Catarina
  • Antonio de Souza Silva Junior Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O advento da internet e das redes sociais virtuais possibilitou diversas mudanças no desempenho do mercado global. Dessa forma, visando colaborar para que as empresas acompanhem e se adaptem às evoluções do mercado, surgiu a figura do consultor em marketing digital, como um agente externo interventor. Assim, este estudo objetiva analisar o papel do consultor em marketing atuante nas redes sociais. Para tanto, faz-se uso da abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuam na consultoria de marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru, Pernambuco. Os resultados mostram que o papel dos consultores em marketing geralmente é visto como algo destinado apenas ao planejamento estratégico da área para a empresa, sendo desconsiderado todo o aporte que tais profissionais podem dar, principalmente nas mídias e redes sociais digitais. Este estudo contribui com a literatura acadêmica, uma vez que ainda não há expressividade nas pesquisas brasileiras que relacionem a consultoria à temática do marketing digital e das redes sociais virtuais.

Biografia do Autor

João Henriques de Sousa Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Admistração (UFSC), Mestre em Administração (UFPE), Especialista em Gestão Pública (IFPE), Bacharel em Administração (UFPE/CAA).

Antonio de Souza Silva Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração (UFPE), Professor do Centro de Artes e Comunicação (UFPE).

Referências

Costa, A.C.F.F. (2013) Impacto das redes sociais no marketing. FEUC – Teses de Mestrado. Coimbra.

Czander, W.; Eisold, K. Psychoanalytic perspectives on organizational Consulting: Transference and conter-transference. (2003). Human Relations. doi: 10.1177/0018726703056004004

Feitosa, M.G.G; Pederneiras, M. Consultoria Organizacional. (2010) Editora Atlas, São Paulo.

IBGE, (2017) Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD. Disponível em <http://ww2.ibge.gov.br>.

Kotler, P.; Keller, K.L. (2012) Administração de Marketing. 14.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Massey, C. (2000) Organizational Consultants: when practice overtakes theory. Organization Development Journal. Spring.

Mattos, G.Z.W. (2011) A utilização das mídias sociais: Facebook e Twitter como ferramenta de marketing no setor de telecomunicações. Monografia (Graduação). Escola de Administração, UFRGS, Porto Alegre.

Mattos, P.L.C. (2003) A linguagem da consultoria organizacional: trilhas metodológicas para pesquisa. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD), 28., Anais eletrônicos, Rio de Janeiro: ANPAD.

Mezrich, B. (2010) Bilionários por acaso: a criação do Facebook, uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição. Rio de Janeiro, Editora Intrínseca.

Oliveira, D.P.R. (1999) Manual de Consultoria Empresarial: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas.

Rapp, S. (2011) Redefinindo marketing direto interativo na era digital: como aplicar com sucesso conceitos de marketing iDireto e IBranding em seu plano de marketing. São Paulo: M.Books do Brasil.

Recuero, R. (2009) Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina.

Serafim, A.N.F.; Cunha, C.C.D.; Brito e Silva, M.P. (2010) Redes sociais e microblogs em unidades de informação: explorando o potencial do twitter, do ning e do foursquare como ferramentas para promoção de serviços de informação. Anais 33º ENEBD, UFPB. João Pessoa.

Silva Junior, A.S.; Santos, C.I.; Feitosa, M.G.G; Vidal, R.M.C.S. (2012) Consultoria: um estudo sobre o papel do consultor na formação da estratégia organizacional. Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE, São Paulo, v. 11, n.1, p.178-203, jan./abr.

Silva Junior, A.S.; Vieira, N.S.; Feitosa, M.G.G. (2012) A relação entre cultura organizacional e aprendizagem dos integrantes de organizações clientes de consultorias: um ensaio teórico sob a luz da teoria de Argyris. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT.

Souza, D. (2012) O uso das redes sociais: uma nova forma de marketing. Revista Borges. v. 02, n. 01.

Telles, A. (2010) A revolução das mídias sociais: cases, conceitos, dicas e ferramentas. M. Books do Brasil Editora Ltda.

Torres, C. (2009) A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec.

Walter, S; Augusto, P. (2011) O caleidoscópio da estratégia: o papel das consultorias externas do strategizing de uma organização. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. Jan./Jun.

Downloads

Publicado

2019-01-19

Edição

Seção

Artigos