O Consultor em Marketing Digital na Perspectiva de Consultores e Empresários

João Henriques de Sousa Júnior, Antonio de Souza Silva Junior

Resumo


O advento da internet e das redes sociais virtuais possibilitou diversas mudanças no desempenho do mercado global. Dessa forma, visando colaborar para que as empresas acompanhem e se adaptem às evoluções do mercado, surgiu a figura do consultor em marketing digital, como um agente externo interventor. Assim, este estudo objetiva analisar o papel do consultor em marketing atuante nas redes sociais. Para tanto, faz-se uso da abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuam na consultoria de marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru, Pernambuco. Os resultados mostram que o papel dos consultores em marketing geralmente é visto como algo destinado apenas ao planejamento estratégico da área para a empresa, sendo desconsiderado todo o aporte que tais profissionais podem dar, principalmente nas mídias e redes sociais digitais. Este estudo contribui com a literatura acadêmica, uma vez que ainda não há expressividade nas pesquisas brasileiras que relacionem a consultoria à temática do marketing digital e das redes sociais virtuais.

Texto completo:

PDF

Referências


Costa, A.C.F.F. (2013) Impacto das redes sociais no marketing. FEUC – Teses de Mestrado. Coimbra.

Czander, W.; Eisold, K. Psychoanalytic perspectives on organizational Consulting: Transference and conter-transference. (2003). Human Relations. doi: 10.1177/0018726703056004004

Feitosa, M.G.G; Pederneiras, M. Consultoria Organizacional. (2010) Editora Atlas, São Paulo.

IBGE, (2017) Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD. Disponível em .

Kotler, P.; Keller, K.L. (2012) Administração de Marketing. 14.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Massey, C. (2000) Organizational Consultants: when practice overtakes theory. Organization Development Journal. Spring.

Mattos, G.Z.W. (2011) A utilização das mídias sociais: Facebook e Twitter como ferramenta de marketing no setor de telecomunicações. Monografia (Graduação). Escola de Administração, UFRGS, Porto Alegre.

Mattos, P.L.C. (2003) A linguagem da consultoria organizacional: trilhas metodológicas para pesquisa. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD), 28., Anais eletrônicos, Rio de Janeiro: ANPAD.

Mezrich, B. (2010) Bilionários por acaso: a criação do Facebook, uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição. Rio de Janeiro, Editora Intrínseca.

Oliveira, D.P.R. (1999) Manual de Consultoria Empresarial: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas.

Rapp, S. (2011) Redefinindo marketing direto interativo na era digital: como aplicar com sucesso conceitos de marketing iDireto e IBranding em seu plano de marketing. São Paulo: M.Books do Brasil.

Recuero, R. (2009) Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina.

Serafim, A.N.F.; Cunha, C.C.D.; Brito e Silva, M.P. (2010) Redes sociais e microblogs em unidades de informação: explorando o potencial do twitter, do ning e do foursquare como ferramentas para promoção de serviços de informação. Anais 33º ENEBD, UFPB. João Pessoa.

Silva Junior, A.S.; Santos, C.I.; Feitosa, M.G.G; Vidal, R.M.C.S. (2012) Consultoria: um estudo sobre o papel do consultor na formação da estratégia organizacional. Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE, São Paulo, v. 11, n.1, p.178-203, jan./abr.

Silva Junior, A.S.; Vieira, N.S.; Feitosa, M.G.G. (2012) A relação entre cultura organizacional e aprendizagem dos integrantes de organizações clientes de consultorias: um ensaio teórico sob a luz da teoria de Argyris. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT.

Souza, D. (2012) O uso das redes sociais: uma nova forma de marketing. Revista Borges. v. 02, n. 01.

Telles, A. (2010) A revolução das mídias sociais: cases, conceitos, dicas e ferramentas. M. Books do Brasil Editora Ltda.

Torres, C. (2009) A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec.

Walter, S; Augusto, P. (2011) O caleidoscópio da estratégia: o papel das consultorias externas do strategizing de uma organização. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. Jan./Jun.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.