Gestão da Informação para Tomada de Decisão de uma Empresa de Esportes Eletrônicos: O caso da Neo Llamas
Palavras-chave:
Esporte eletrônico, Jogos eletrônicos, Gestão da informação, Tomada de decisão.Resumo
O presente trabalho refere-se à identificação do fluxo informacional e tomadas de decisão de uma organização de esporte eletrônico de Pernambuco. Através de entrevistas com indivíduos desta área de atuação, foi possível identificar a demanda informacional dos atores entrevistados e assim analisar o quanto influencia na tomada de decisão nos diferentes níveis da organização. Também foi utilizada a pesquisa documental para coleta de dados, visto que é uma pesquisa qualitativa. A organização em questão está inserida em dois jogos distintos, o League of Legends (LoL) e o Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), os jogos mais jogados do mundo atualmente. Os resultados da pesquisa evidenciam como é dividida a organização em departamentos, como é feito o ciclo informacional, os recursos para recuperar as informações utilizadas pela mesma e como é tomada a decisão.
Referências
Choo, C. W. (2003). A Organização do Conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac.
Dencker, A. F. M. (2000). Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. 4. ed. São Paulo: Futura.
Gil, A. C. (2007). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Le Coadic, Y. (1996). A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos.
Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Maximiano, A. C. A. (2009). Introdução à Administração. Ed. Compacta. São Paulo: Atlas.
Milanez, R. (2010). Administração Estratégica e Gestão para Resultados: teorias e testes. Apostila do Curso Professores Vitoriosos, Recife, PE.
Paula, S. L. (2018). Conceituação, condicionantes e impactos da inteligência informacional: um estudo sobre aspectos informacionais no contexto de videogames e suas implicações entre estudantes de graduação em administração (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.
Paula, S., & Souza, B. C. (2019). Recurso informacional de jogadores de videogame. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, 13(1), 21-32. https://doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n1.04.p21.
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale.
Robbins, S., Judge, T., & Sobral, F. (2010). Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro (14a ed.). São Paulo: Pearson.
Tarapanoff, K. (2006). Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT, UNESCO.
Vergara, S. C. (2000). Projetos e relatórios de pesquisa em administração (3a ed.). São Paulo: Atlas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).