Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Rural-Urbano é um periódico semestral vinculado ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco e gerida pelos grupos de pesquisas "Produção do Espaço, Metropolização e Relação Rural-Urbano" da Universidade Federal Rural de Pernambuco (GPRU/UFRPE) e "Sociedade & Natureza" da Universidade Federal de Pernambuco (Nexus/UFPE). Seu objetivo é constituir-se enquanto canal de veiculação científica da rede de pesquisadores sobre as relações rural-urbano, bem como congregar artigos, ensaios e resenhas científicas a partir da História e da Geografia, que versem sobre processos passados e atualmente existentes no espaço rural e no urbano. A revista também objetiva congregar trabalhos das áreas de História, Geografia, Sociologia, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Serviço Social e Educação.

 

Políticas de Seção

Artigos

Artigos com base em pesquisas concluídas ou em andamento, que versem sobre o urbano e rural, desenvolvidas nas áreas de História, Geografia, Sociologia, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Serviço Social e Educação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Resumo comentado de obras e textos teóricos autorais, podendo se extender até 10 páginas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resultados de Pesquisas

Nesta seção devem ser apresentados resultados de pesquisas científicas concluídas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

Relatos de trabalhos de campo de atividades desenvolvidas durante processos de pesquisa relacionados com o campo, a cidade, o rural e/ou urbano. Esses relatos devem ter um viés analítico.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Rural Urbano adota o sistema de Avaliação por Pares e às cegas, no intuito de garantir a imparcialidade e a integridade da avaliação. Neste sentido, pede-se que os autores do documento a ser submetido excluam do texto seus nomes, bem como seus endereços postais e eletrônicos.

Toda submissão será avaliada por dois membros do Conselho Avaliador e, em caso de parecer conflitante, será solicitado um terceiro parecer, com base nos quais o Comitê Editorial pode rejeitar, aceitar o trabalho para compor uma das edições da revista, ou ainda aceitar desde que sejam atendidas algumas modificações. 

 

Periodicidade

A Revista Rural & Urbano possui periodicidade semestral, podendo eventualmente publicar edições especiais extemporâneas.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Código de Ética

A revista Rural e Urbano está empenhada em proteger a ética na publicação e a qualidade dos trabalhos submetidos. Neste sentido, compromete-se com os princípios éticos do COPE (Committee on Publication Ethics) acessíveis em http://publicationethics.org/

 

Políticas de identificação de plágio

Utiliza-se o software CopySpider 1.4.0 para identificação de eventuais pĺagios nos textos submetidos.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração