Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Tópicos Educacionais, vinculada ao Centro de Educação da UFPE tem periodicidade semestral e publica artigos e ensaios originais nacionais e internacionais na área de Educação, mantendo um intervalo de 2 anos para publicar artigo de um(a) mesmo(a) autor(a).

Tem como objetivo primordial divulgar a produção científica direta ou indiretamente relacionada à educação, publicando manuscritos inéditos que contribuam para o avanço do conhecimento na área e fomentem a realização de novos estudos e pesquisas, bem como teremos, a partir de 2020 uma seção destinada a Relatórios aprovados de Pesquisa.

Tópicos Educacionais é editada em português, em versão on line, e recebe submissões, em fluxo contínuo, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.

O periódico considera o grau mínimo de doutor (ou em doutoramento) para autores interessados na submissão de artigos. No caso co-autorias, um dos autores deve, necessariamente, possuir o referido título.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Editores
  • Raphael Guazzelli Valerio
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Editores
  • Raphael Guazzelli Valerio
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos a RTE serão selecionados inicialmente por membros da Comissão Editorial que realizará uma avaliação inicial examinando adequação às normas e ao foco da Revista, bem como se há indícios de autoria, isto porque para a avaliação é imprescindível o anonimato. Para tanto sugere-se a partir da ferramenta “Propriedades do documento” a seguinte sequencia: “Arquivo” do MS Word ou da ferramenta “Preferências do documento”, “remover informações pessoais ao salvar o arquivoe em qualquer outra parte do manuscrito enviado. 

A avaliação dos artigos, pelos pareceristas, levará em consideração originalidade, consistência teórica e metodológica, coerência e coesão textual a partir da norma culta, resultados alcançados e a relevância para a área da Educação. Tais critérios, estão em formulário de avaliação, a disposição do parecerista dentro do sistema.

Uma vez estando de acordo com o pré-estabelecido,  os textos serão encaminhados para, no mínimo, dois avaliadores especialistas da temática, pertencentes a instituições distintas a do autor/es proponente/es, e que estejam vinculados a programas de Pós-Graduação em Educação, podendo ser membro efetivo da revista ou pareceristas ad hoc, garantindo-se, com isso, o processo de avaliação duplo cego.

Ao considerar pareceristas de instituições diferente do(s) avaliadores/pareceristas, declararão a inexistência de conflito de interesse e a disponibilidade ou não para realizar a avaliação. No caso de recusa, outro avaliador é acionado para o parecer científico.

Para a publicação do artigo, serão necessárias dupla aprovação. Assim sendo, no caso de uma negativa, encaminha-se o artigo à avaliação de outro parecerista para finalizar o processo avaliativo, sendo negado, caso o terceiro avaliador considere o artigo não publicável.  

Após a avaliação, o/s autor/es receberá/ão todos os pareceres emitidos. Os artigos aprovados sem ressalvas serão enviados para o Conselho Editorial, que poderá demandar ajustes ou encaminhar para editoração sem ressalvas. Caso o texto necessite de modificações, estas serão enviadas aos autores que decidirão se farão para, assim, dar continuidade ao processo de publicação. Caso aceite no prazo definido pelo editor, o artigo será novamente avaliado, desta feita por membro do comitê editorial que a depender do cumprimento ou não das alterações solicitadas, decidirá, de maneira final, pela publicação ou não do artigo.

Há que se ressaltar que os autores e autoras estão responsáveis pela normalização e correção do português, ficando com a RTE a responsabilidade de avisar quando tais aspectos se fizerem imperativos. O mesmo ocorrerá com os resumos em outras línguas. 

OBS1: Não publicamos artigos apresentados em eventos científicos. 

OBS2:O tempo para avaliação das submissões será de até 3 (três) meses.

OBS3:A revista aceita a tradução de textos publicados originalmente em línguas diferentes do português, desde que atendam aos critérios de avaliação para publicação e sinaiizem a ação, contendo o dados da publicação original.

OBS4: Para atender aos critérios de ética em pesquisa, todos os artigos serão submetidos ao programa antiplágio Similarity Check, disponível em:https://www.crossref.org/services/similarity-check/

 

Periodicidade

A Revista Tópicos Educacionais é semestral.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de Preservação Digital

Os arquivos dos artigos Tópicos Educacionais são preservados mediante armazenamento no servidor da Universidade Federal de Pernambuco, além da preservação em HD externo no Centro de Educação.