EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: ESPAÇOS ARTICULADOS NA FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES?

Fulvia de Aquino Rocha

Resumo


O artigo se propõe a socializar aspectos da pesquisa que objetivou investigar como seis entrevistadas se tornaram professoras alfabetizadoras, tendo como lastro teórico-metodológico a abordagem (auto)biográfica. A partir das narrativas, questões que se entrecruzam na construção do saber-fazer diário das professoras foram desveladas entre as quais a problemática da relação entre alfabetização e educação infantil. Evidenciou-se que a educação infantil articula experiências de vida e escolares; que as experiências dos dois segmentos contribuem entre si na formação de leitores e escritores; que compreender essa relação contribui na criação de ocasiões de aprender e na ampliação de perspectivas. Para além da contradição que fragmenta a educação básica, é proposto um diálogo polifônico, em que os discursos se complementam em prol da qualidade da educação oferecida, contra a precarização do trabalho pedagógico.

 

 


Palavras-chave


Educação Infantil, Ensino Fundamental, Formação de leitores e escritores

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2014.22391

 

A revista utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ