EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: ESPAÇOS ARTICULADOS NA FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES?

Fulvia de Aquino Rocha

Resumo


O artigo se propõe a socializar aspectos da pesquisa que objetivou investigar como seis entrevistadas se tornaram professoras alfabetizadoras, tendo como lastro teórico-metodológico a abordagem (auto)biográfica. A partir das narrativas, questões que se entrecruzam na construção do saber-fazer diário das professoras foram desveladas entre as quais a problemática da relação entre alfabetização e educação infantil. Evidenciou-se que a educação infantil articula experiências de vida e escolares; que as experiências dos dois segmentos contribuem entre si na formação de leitores e escritores; que compreender essa relação contribui na criação de ocasiões de aprender e na ampliação de perspectivas. Para além da contradição que fragmenta a educação básica, é proposto um diálogo polifônico, em que os discursos se complementam em prol da qualidade da educação oferecida, contra a precarização do trabalho pedagógico.

 

 


Palavras-chave


Educação Infantil, Ensino Fundamental, Formação de leitores e escritores

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