O PAPEL DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO E PRINCÍPIOS DE SELEÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS BÁSICAS NOS CURRÍCULOS VIGENTES

Marcelo Oliveira Dias

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar as recomendações prescritas pelos elaboradores nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, organizados respectivamente nos anos 90 e no presente século XXI para a Educação Básica, no que se refere ao papel que a Matemática exerce na vida do cidadão e os princípios de seleção de competências matemáticas básicas. Na pesquisa de natureza qualitativa, lançamos mão de pesquisa bibliográfica nos documentos curriculares vigentes e da BNCC que se encontra em processo de implementação no país. Constatou-se que as propostas enfatizam recomendações metodológicas que propiciam ao professor e à escola flexibilidade na definição dos conteúdos para a formação e o desenvolvimento de competências, privilegiando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

 

 


Palavras-chave


Matemática, Formação do cidadão, Competências Matemáticas básicas, Educação básica, Currículos prescritos

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Arlete Aparecida Oliveira de. Currículos de matemática do Ensino Médio: a polarização entre aplicações práticas e especulações teóricas. Tese (Doutorado em Educação Matemática). São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011.

BISHOP, Alan J. (1999) Enculturación matemática: la educación matemática desde una perspectiva cultural. Buenos Aires: Paidós.

BRASIL. (1997) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. 1º e 2º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 142 p.

BRASIL. (1998) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. 3º e 4º ciclos. MEC/SEF, 148 p.

BRASIL. (2006). Orientações Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. MEC/SEF, 137 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2017. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Disponível em

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em 02/08/2017

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2016.2ª versão Revista. Disponível em: http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf. Acesso em 02/09/2017

DIAS, Marcelo de Oliveira. Tendências em Educação Matemática: Percursos curriculares brasileiros e paraguaios, 1. ed. Curitiba: Appris, 2016.

DIAS, Marcelo de Oliveira. Educação Matemática e sua influência nos currículos prescritos e praticados: um estudo comparativo entre Brasil e Paraguai. 2012. Tese (Doutorado) – PUC/ São Paulo.

DOLL JR; William E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

PIRES, Célia Maria Carolino. Formulações basilares e reflexões sobre a inserção da matemática no currículo visando a superação do binômio máquina e produtividade. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 6, p. 29-61, 2004.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

SILVA, Márcio Antônio da. Currículos de Matemática no Ensino Médio: em busca de critérios para escolha e organização de conteúdos. Tese (Doutorado em Educação Matemática). São Paulo, PUC-SP, 2009.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. 4ª Ed., Campinas, SP: Papirus, 2008.




 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ