A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Edvaldo José do Nascimento Filho

Resumo


As atividades interdisciplinares constituem importante estratégia no ensino de Ciências, tendo em vista a infinita gama de conteúdos abordados e que motivam os estudantes, possibilitando aprender e fixar os assuntos de forma metodológica e prática. A importância desta interação é a correlação entre temas que podem ser observados em diversas áreas do conhecimento. Este resumo tem como objetivo enfatizar a importância da multidisciplinaridade diante de assuntos empíricos e sua contribuição para a efetivação da aprendizagem. A metodologia foi desenvolvida na escola Municipal Padre Nicolau Pimentel, localizada no município de Feira Nova, com turmas do 8º ano das séries finais do Ensino Fundamental, durante a aplicação de aulas sobre Calorimetria que atende o segmento de Introdução a Física no referido ano. A aula foi iniciada aplicando os conceitos básicos de termologia e calor, como temperatura e escalas termométricas, sempre procurando saber os conhecimentos prévios e aplicando os conhecimentos específicos. A partir das proposições levantadas pela turma, foi construído um mapa conceitual que possibilitasse a relação entre os conceitos abordados. Em seguida, aproveitando um viés do que foi levantado com os alunos, foi traçado uma linha interdisciplinar com a temática Aquecimento Global, destacando a importância da preservação e cuidado com meio ambiente até a exploração de energias não-renováveis e seus impactos ambientais. Para isso a turma foi dividida em dois grandes grupos, que confeccionaram cartazes apresentando um exemplo de energia não-renovável, destacando a importância, a rentabilidade e as possíveis interferências ambientais ocasionadas pela extração deste recurso. Ao final da aula foi possível observar que ao introduzir a ciência interdisciplinar os alunos conseguem interagir com mais facilidade mantendo-se aguçados para termos e definições especificas. Além disso, percebe-se que a metodologia usada se constitui uma ferramenta positiva no quesito ensino-aprendizagem, uma vez que os alunos conseguiram alcançar os objetivos inicialmente propostos pelo mediador.

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