ESTÁGIO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO RECIFE

Giovanni Batista de Aguiar Silva Filho

Resumo


O presente resumo é mostrar a importância do Estágio em Ensino de Biologia 2, onde os alunos da disciplina começam com a introdução à docência, visando um futuro profissional, assim como métodos de ensino de Biologia, que em muitas escolas possuem o tipo de ensino tradicional (em que os alunos são passivos no processo de aprendizagem, tendo o professor como fonte única de transmissão do conhecimento) e serão mostrados métodos de ensino alternativos ao ensino tradicional. O estágio baseou-se em uma escola particular no Recife, localizada no bairro do Ipsep, a referida escola é uma das maiores do bairro, tendo uma grande parcela de estudantes de próprio bairro e também das redondezas, a escola preocupa- se muito com o ensino de qualidade e com a disciplina (pois os relatos de maus comportamentos e de pichações são quase nulos). A escola também fez uma parceria com a editora Moderna para ter-se os melhores materiais como lousas digitais e livros. Os alunos são muito proativos, gostam muito de aprender coisas novas (que estão relacionadas com o assunto), são interessados e gostam de novidades! O segundo estágio em ensino de biologia mostrou como resume-se a educação e também mostrou as diversas possibilidades que o ensino têm e também o que pode-se melhorar no ensino (foi utilizado o recurso de metodologias ativas no ensino, em que os alunos são totalmente ativos no processo de ensino/aprendizagem, foi utilizado no 6° e 9° anos o recurso, pois possui um coeficiente de aprendizagem muito alto em relação à uma aula totalmente expositiva, no caso do 6° ano, foi demonstrado o experimento da anilina no copo, que teve como assuntos a atmosfera da terra e no caso do 9° ano foi mostrado com uma bola de tênis como ocorre o processo energético dos corpos, evidenciando assim a Energia Potencial Gravitacional e Energia Conservada. O Estágio propiciou também a observação da gestão escolar, a escola utiliza a gestão democrática, pois todos do ambiente interno (funcionários de limpeza e professores) e do externo (comunidade extraescolar) a escola, a cada início de semestre, faz um panorama dos altos e baixos do ano anterior para que os erros cometidos no ano sejam concertados e implantados no próximo ano letivo. O colégio preocupa-se com o bem-estar dos alunos, tanto que os estudantes possuem um acompanhamento pela direção quando as notas não são satisfatórias que em seguida será comunicado aos pais ou/e responsáveis.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.