O USO DE AMBIENTES NATURAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NA4 ESCOLA MUNICIPAL PADRE NICOLAL PIMENTEL

Laís Regina dos Santos

Resumo


As disciplinas Ciências e Biologia são basicamente relacionadas à vida, e por isso tornam-se amplas quanto ao número de temáticas a serem abordadas. Isso facilita no seu ensino, por terem muitos temas que podem ser associados ao dia-a-dia dos alunos, mas torna-se cansativo quando é visto em aulas tradicionais. A participação dos alunos não só como observadores, mas como agentes ativos estimula o desenvolvimento cognitivo proporcionando um aprendizado efetivo. Além disso, estas disciplinas estão intimamente relacionadas com a Educação Ambiental, que vem entrando como tema transversal, porém tem sido fracamente explorada nas escolas. Este resumo tem como objetivo relatar a vivência desenvolvida através da disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 4 em forma de Residência Docência abordando o tema “O que a biologia estuda?” para as turmas do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Padre Nicolau Pimentel. Após observações do ambiente escolar, notou-se que existia uma área verde que não era utilizada para nenhuma atividade. Infelizmente, devido a uma carência de voluntários para fazer uma manutenção e levantar projetos que estimulassem o uso de tal área, ela não era utilizada pelos alunos. Com o tema bastante propício (introdução à ecologia), foi desenvolvida uma atividade bastante simples relacionada a ecologia afim de observar até onde iria o interesse dos alunos do 6º ano nessa utilização e foram obtidos resultados bastantes positivos. Todos os temas introdutórios da ecologia foram abordados dentro de sala de aula com o auxílio do próprio livro didático através de uma conversa descontraída e posteriormente todos os alunos foram levados para a área externa. Nos utilizamos das sombras feitas pelas arvores, e a conversa foi retomada, exemplificando como ocorria a fotossíntese com uma árvore como modelo. Foi indicado aos alunos que fechassem os olhos para ouvir os sons e notarem os demais animais que se relacionavam conosco, criando teias alimentares através da identificação de tais animais e com isso foram iniciados temas que estimulassem a consciência ambiental. O ambiente natural permitiu que os alunos se sentissem mais à vontade para levantar questionamentos que foram resolvidos utilizando exemplos que podiam ser vistos ao nosso redor. Acredito que, se tal escola tivesse projetos para esta área verde o ensino de algumas temáticas da disciplina ciências e até a metodologia de como trabalhar a educação ambiental seria mais simples, facilitando o ensino- aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.