MODELOS DIDÁTICOS PARA AS AULAS PRÁTICAS DE FÍSICO-QUÍMICA COMO MÉTODO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Paloma Maria da Silva, Bruno Vinicius Souza da Silva, Luana Leite dos Santos, Arthur Felipe de Oliveira Alves, Marcos Alexandre de Melo Barros

Resumo


A necessidade de aulas práticas no ensino de ciências aproxima de forma objetiva e contextualizada o conteúdo teórico, além de auxiliar na assimilação do mesmo. Muitas vezes as escolas não fazem uso de laboratórios, dificultando ainda mais o processo de ensino e aprendizagem. Os meios alternativos para minimizar esses problemas são as produções de modelos didáticos para as aulas práticas de ciências. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a confecção de modelos didáticos para as aulas práticas de físico-química no Ensino Fundamental. Compreender a estrutura do átomo e como os elementos químicos se organizam na tabela periódica, a partir da confecção de modelos didáticos, podem auxiliar na construção do conhecimento. A escola na qual foi realizada a aula prática de ciências foi a Escola Fernandes Vieira, para a turma do 9ºano C, turno da tarde. Inicialmente, os alunos foram divididos em grupos, para realizar a produção dos modelos didáticos e cada grupo ficou responsável de escolher quais elementos da tabela periódica, eles iriam representar. Os materiais utilizados foram: papelão, tintas, pinceis, réguas, lápis e etc. Os alunos de forma clara e objetiva realizaram a confecção dos modelos e finalizaram apresentando o que cada grupo construiu para os demais da turma. Foi observado que cada grupo atingiu o objetivo proposto pela atividade prática, compreendendo a estrutura do átomo e como ele se organiza na tabela periódica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.