UTILIZAÇÃO DE MAQUETE DO SITEMA PLANETÁRIO COMO AUXILIAR AO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS DO 6º ANO

Tayná do Nascimento Guimarães

Resumo


Durante a observação da Escola Municipal Padre Nicolau Pimentel em Feira Nova, no Projeto de Residência Docente da disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 4, surgiu a ideia de propor um diferencial na sala dos 6º anos com o conteúdo de sistema solar, já que a turma se mostrava bastante interessada, mas ao mesmo tempo desarmônica e barulhenta. Objetivando oferecer maior aproximação aos objetos de estudo da astronomia e assim aumentar a assimilação dos conceitos abordados em sala de aula, foi apresentada uma maquete construída a partir de material de baixo custo e que tem a finalidade de oferecer aos alunos uma visão dinâmica e espacial dos movimentos dos planetas. Os alunos puderam participar no manuseio da maquete, pintando os planetas e auxiliando na montagem da maquete. Em um momento posterior, os alunos se dividiram em grupos para representar todos os componentes do sistema solar: o sol, os planetas, satélites naturais e outros corpos menores em forma de teatro. Cada grupo pode representar seu componente em forma de desenho e foi apresentado no pátio da escola um pequeno resumo sobre as características principais de cada. O trabalho em grupo gerou uma maior integração e harmonia entre os alunos. Os discursos dos alunos revelam a carência de didáticas multissensoriais vivenciadas durante a vida escolar, pois em sua maioria as aulas são expositivas, onde os alunos acompanham o conteúdo pelo livro, respondem as atividades e o assunto é dado como encerrado. Foi possível observar que uma forma diferente em abordar o conteúdo, trazendo o aluno para pôr a “mão na massa”, traz uma mudança positiva no comportamento da turma.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.