MODELOS DIDÁTICOS E MAPA CONCEITUAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Jucielma Silva de Lima, Lígia Cristina de Vasconcelos, Patrícia de Souza Cavalcante Carnaval, Eliemerson de Souza Sales

Resumo


O estágio em biologia tem como pressuposto Elaboração, aplicação e avaliação de propostas de Ensino em Ciências e Biologia para as séries finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, tomando como base os conceitos teóricos discutidos nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Biologia 1, 2 e 3. A disciplina também se destina criar espaços de discussão e aproximação entre a prática de ensino de biologia e as demandas de professores da rede de escolas campo de estágio e dos licenciados. É através do estágio que os futuros profissionais têm a oportunidade de aperfeiçoa seus conhecimentos, além de sedimentar inferências teóricas adquiridos pela observação de determinadas práticas específicas e do diálogo com profissionais mais experientes. Atualmente, o uso de atividade didáticas no ensino de ciências é de suma importância, uma vez que, desempenha um papel importante no processo de ensino e aprendizagem os mesmos ajudam no desenvolvimento cognitivo dos discentes propiciando um bom desempenho nas propostas didáticas vivenciadas. A disciplina favorece reflexões a partir da vivência no campo de estágio para que o licenciando desenvolva capacidade de: Analisar criticamente o impacto que as escolhas pedagógicas têm sobre a qualidade da prática docente no Ensino Fundamental e Médio; e contribui para selecionar estratégias de ensino adequadas aos diversos contextos de sala de aula do Ensino Fundamental e Médio. As aulas foram realizadas na escola EREM- Diário de Pernambuco, nas turmas do 1ª 2ª e 3ª Anos, no primeiro momento nas turmas do 1ª ano foi realizada uma aula expositiva sobre Tecido Muscular, dando continuidade produzimos modelos didáticos com Biscuit. Nos 2ª anos vimos Sistema Respiratório, no primeiro momento aula expositiva e no segundo momento uma aula demonstrativa fazendo uso do corpo anatômico. Já nos 3ª anos após a aula expositiva trabalhou- se Doenças Sexualmente Transmissíveis fazendo uso do mapa conceitual como ferramenta de aprendizagem. Logo após a realização das práticas pedagógicas, observou-se um bom desempenho por parte dos estudantes, uma vez que, os mesmos se mostraram entusiasmados. Contudo, as metodologias realizadas foram de fundamental importância para facilitar a compreensão dos conteúdos trabalhados, podendo ser utilizados como mecanismos facilitadores do conhecimento.

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