UMA APROXIMAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Rayanne Maria Vitoria Vasconcelos de Oliveira, Patrícia de Souza Cavalcante Carnaval, Eliemerson de Souza Sales

Resumo


Este resumo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas na disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 4 (EEB4) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo em vista estratégias didáticas no ensino de Biologia que possam auxiliar na construção do ensino de Biologia. Diante da atual conjuntura que se encontram as escolas e a educação em ciências, cada vez mais é pensado na necessidade de assumir uma postura inovadora diante dessa situação, utilizando-se de algumas estratégias facilitadoras, que possam assim englobar não só a disciplina de Biologia, tornando a arte de aprender e ensinar mais interdisciplinar. Pensando nessas estratégias didáticas, o professor pode e deve aprimorar suas aulas com objetivos de uma interferência reflexiva tornando capaz a aproximação do conhecimento científico. Além disso, possibilitar as interações na sala de aula, tanto professor/aluno como aluno/aluno. Sendo assim, pensando no ensino de biologia mais interdisciplinar e mais próximo do cotidiano, os públicos alvos desse trabalho foram estudantes do Ensino Médio (1º, 2º e 3º), da rede pública da cidade do Recife, com a proposta de utilizar novas estratégias didáticas relacionando os assuntos de Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo, Quimiossíntese e Sistema Digestório. As estratégias utilizadas para os assuntos de Histologia foram feitas com imagens reais de lâminas de tecidos para que os alunos pudessem compreender quais órgãos estão presentes em determinados tecidos, podendo assim no final se familiarizar com a classificação dos mesmos. Além de poder utilizar de desenhos e pinturas do Sistema digestório, onde eles puderam fazer um “Mapa do Sistema” utilizando-se dos colegas em sala que serviram de molde em uma Cartolina para que em grupos pudessem desenhar os órgãos que compõem o sistema digestório, imaginando através do corpo molde. E além disso, foi feito em cartolinas com auxílio de imagens o ciclo do nitrogênio, dando ênfase na importância desse ciclo para o meio ambiente e para os seres vivos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.