ALTERNATIVAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA A PARTIR DE RECURSOS AUDIOVISUAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Camila Alcântara Pereira da Silva, Patrícia de Souza Cavalcante Carnaval, Eliemerson de Souza Sales

Resumo


Este resumo tem o objetivo de partilhar as experiências oriundas do Estágio Supervisionado obrigatório que é uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, além de ser um importante instrumento de integração entre a universidade, a comunidade e a escola (FILHO, 2009). Ainda, o estágio proporciona ao aluno a oportunidade de aplicar estratégias didáticas a partir de seus conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação. O Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia IV – EEBIV do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, tem como objetivo a elaboração, aplicação e avaliação de propostas de ensino em Ciências e Biologia para as séries finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, tomando como base os pressupostos teóricos discutidos nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Biologia 1, 2 e 3. O estágio em questão foi realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Diário de Pernambuco, localizada na cidade do Recife, tendo como público alvo turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Nas turmas do 1º ano, o tema abordado foi tecido conjuntivo, através de aula expositiva, utilização de recursos audiovisuais e atividades de fixação em forma de jogo de perguntas e respostas, onde o grupo vencedor, seria premiado. Nas turmas de 2º ano, o tema abordado foi sistema circulatório, através de aula expositiva, com o uso do modelo 3D do Torso Humano que tem o objetivo de identificar e localizar os órgãos e descrever o processo da circulação sanguínea, recursos audiovisuais e atividades de fixação. E nas turmas de 3º ano, foi uma aula de revisão sobre Endemias, Epidemias e Pandemias, onde foi utilizado recursos audiovisuais com reportagens para que os alunos fizessem um estudo de caso sobre em qual tipo de classificação aquela doença se enquadrava, além de exercício de fixação com questões voltadas para o vestibular. A partir das experiências foi possível perceber que a utilização de recursos audiovisuais contribui significativamente para a aprendizagem em biologia.

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