PRÁTICAS DE ENSINO DE BIOLOGIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONSTRIBUIÇÕES DO USO DE IMAGENS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Raquel Maria Vera Cruz, Patrícia de Souza Cavalcante Carnaval, Eliemerson de Souza Sales

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de relatar as atividades desenvolvidas na Escola Compositor Antônio Maria que fica localizada em Olinda/PE, que foi o campo de estágio da Disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 4 da Universidade Federal de Pernambuco. É importante pontuar que, as observações gerais do funcionamento do ambiente educativo bem como das aulas dos professores de biologia foram de suma importância para a construção de uma concepção de escola e do ato educativo, que envolve desde os processos burocráticos da gestão e funcionamento da escola até as práticas pedagógicas dos professores. As turmas nas quais as atividades foram desenvolvidas foram turma do 8º e 9º no do Ensino Fundamental, sendo explorado os conteúdos de ossos e músculos, sistema urinário, sistema locomotor, articulações e doenças do sistema locomotor para o oitavo ano e atração gravitacional, matéria atrai matéria, força centrípeta, empuxo e movimentos do planeta para a turma do nono ano. Quanto às estratégias de ensino utilizadas no sentido de facilitar a aprendizagem dos conteúdos mencionados, foram utilizadas: em algumas turmas aulas práticas que constitui em imagens com o tema discutido em sala de aula, para que eles fizessem a identificação colorindo as partes citadas que estavam escritos ao lado da imagem anexada à folha A4. Em outras turmas foram usadas imagens correlatas ao tema proposta, mas com o intuito para que os alunos fizessem a identificação por escrito, somado a isso em outra aula prática em sala de aula, foi exposto uma réplica do esqueleto humano, cedido pelo laboratório da escola para que os alunos pudessem fazer a identificação do que foi ministrado em sala. Diante das experiências vivenciadas que foram oriundas tanto da parte teórica do estágio quanto da parte prática, torna-se importante salientar que, essas experiências proporcionaram novas perspectivas de ensino para a minha formação inicial tanto no que se refere ao profissional quanto ao pessoal, além das habilidades cognitivas. Por fim, as experiências da atuação docente no Ensino de Biologia contribuíram para o processo de profissionalização enquanto educador.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.