SITUAÇÕES PROBLEMA E JOGOS DIDÁTICOS: UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Eduarda Santos de Santana, Patrícia de Souza Cavalcante Carnaval, Eliemerson de Souza Sales

Resumo


Este resumo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas no Estágio em Ensino de Biologia 4 (EEB4) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no que se refere as estratégias didáticas utilizadas no ensino de Ciências e Biologia, como o uso de situações problema e jogos didáticos para trazer novas perspectivas no ensino, onde tem sido uma das principais problemáticas no âmbito escolar que é trazer o aluno de um papel de mero ouvinte para um ser crítico e pensante. O que era visto como algo subversivo: discutir, debater, expressar sua própria opinião, agora, serve de estrutura para realizar um trabalho pedagógico baseado na reflexão e na comunicação. Dando assim ao educando a possibilidade de ir além do programado em livros e esquemas preexistentes e fazendo o mesmo pesar, refletir e correlacionar os conteúdos abordados com as situações propostas buscando uma solução para esses problemas com embasamento do conhecimento. O público alvos deste trabalho foram estudantes do 9º e 6º ano do ensino fundamental II da rede pública da cidade do Recife/PE, com a proposta de utilizar novas estratégias didáticas relacionando aos conteúdos curriculares de Biossegurança, Biotecnologia e Saúde ondem fez-se uso de situações problema nas aulas de Biossegurança e Biotecnologia que em duplas os alunos receberam situações a serem solucionadas com base nos conteúdos teóricos estudados previamente, como por exemplo, quais EPI’s e EPC’s devem ser usados em um experimento laboratorial ou qual decisão tomar em relação ao uso de alimentos transgênicos. Outra estratégia didática adotada foi o jogo didático que nessa situação foi a palavra cruzada, relacionando as doenças transmitidas pela água contaminada e suas prevenções. Ao final do estágio supervisionado pode ser perceber que o uso de novos recursos pedagógicos é de suma importância para a formação do educador, ondem todo o conhecimento teórico que é adquirido nas disciplinas da universidade são postos em prática, trazendo uma nova perspectiva para o ensino de Ciências e Biologia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.